Não demorou muito para o Dev-Team (responsáveis pelo desbloqueio do iPhone 3G) anunciasse o jailbreak (hack para instalar programas não autorizados) compatível com a nova versão do sistema operacional do iPhone, o OS 3.0.

Muitas páginas na internet tentam transmitir virus para seu computador oferecendo desbloqueio do iPhone, portanto fique esperto. A página oficial de qualquer programa a ser baixado com esta finalidade é https://wikee.iphwn.org com o seu blog em blog.dev-team.org.

pwnage tool

Lembre-se que o jailbreak não é desbloqueio para a operadora.

Quem tem um iPhone 3G desbloqueado para operadora via yellowsn0w, deve aguardar o lançamento do ultrasn0w para usar o OS 3.0.

Já os usuários do iPhone 2G (mesmo desbloqueado para operadora) e 3G que necessitam apenas do jailbreak, já podem baixar e usar a ferramenta PwnageTool via Torrent.

Aviso de segurança: Baixe SOMENTE dos links oficiais!

PwnageTool (Mac) Torrent (PirateBay)

PwnageTool (PC Windows) Torrent (PirateBay)

Para baixar arquivos via torrent, você precisa instalar um programa “cliente” no seu computador. Não se preocupe que é seguro e grátis. Use no Windows o µTorrent ou no Mac o Transmission.

Como usar o PwnageTool?

Existem milhares de tutoriais na internet de como se usar o PwnageTool mas vou descrever o processo da forma que entendi e consegui:

  1. Conecte o iPhone no seu computador, abra o iTunes e faça um backup do iPhone.
  2. Abra o programa PwnageTool, escolha a opção simples, básica que faz quase tudo automaticamente. Você só precisa apontar o modelo do seu aparelho no PwnageTool. Ele mostra a figura do iPhone 2G, iPod Touch e iPhone 3G, basta clicar em cima da figura para escolher e prosseguir.

    PwnageTool choose iphone model

  3. A partir daí o PnageTool vai automaticamente pesquisar o firmware correto para seu aparelho, você deve confirmar para continuar.

    pwnage tool firmware option

    Se você vai desbloquear para operadora você precisa dos arquivos de bootloader. A melhor maneira de identificar é fazendo o jailbreak primeiro e depois desbloqueando. No Mac o PwnageTool vai detectar automaticamente mas no Pc você deve baixar da internet (link aqui (versão 3.0)). Se você já fez o jailbreak use o 3G Fuzzyband Downgrader via Cydia para ver a versão do bootloader e poder pesquisar na internet.

  4. No caso de desbloquear o iPhone (pessoas que compraram o iPhone com suas operadoras podem ignorar isso), suponho que você tenha os arquivos de bootloader e então o PwnageTool vai pedir que você pesquise no computador o local para usa-los. Seguindo a diante no jailbreak, agora o PwnageTool informa que vai criar a imagem .ipsw do seu iPhone que você usa para desbloquear depois.

    pwnagetool ipsw question

    Clique em “Yes” para continuar. Lembre-se do local onde você vai guardar esta imagem.

  5. Para quem está desbloqueando para operadora, quando o PwnageTool pergunta “Are you legit iPhone user?” você deve responder “No“. Para jailbreak você pode pressionar “Yes“.

    pwnage tool yes legit iphone user

  6. Agora o PwnageTool constrói a nova imagem do iPhone, tudo no seu computador sem afetar seu aparelho. O processo deve demorar uns 5 minutos. Tenha paciência.

    pwnage tool building
    Para usuários Mac o PwnageTool pede a senha do sistema operacional, basta digita-la para continuar.

  7. Agora outra pergunta, se o seu iPhone já foi Pwned anteriormente, ou seja, se você já desbloqueou ou fez jailbreak anteriormente. Se você não sabe, simplesmente responda “No”.

    iphone pwnage tool pwned before

  8. Agora um dos passos mais importantes pois o PwnageTool faz com que seu iPhone entre no modo de reparo, chamado “DFU mode”, mas para isso precisa da sua ajuda pressionando os botões de ligar/desligar em conjunto com o botão “home” por 10 segundos, depois liberando o botão de ligar/desligar e mantendo o “home” por mais 10 segundos.

    iphone dfu mode

    Não se preocupe pois se você não conseguir fazer no tempo certo ele permite tentar novamente.

  9. Se tudo deu certo, você conseguiu entrar no modo DFU e seu iPhone já esta pronto para ser desbloqueado. O Pwnage Tool criou uma imagem do software do seu iPhone contendo o desbloqueio e para poder finalizar você usa o iTunes para restaurar esta imagem “desbloqueada”.

    iphone pwnage tool successfully dfu

  10. Agora entre no iTunes para restaurar seu iPhone. Logo de cara o iTunes avisa que detectou um iPhone no modo DFU e que precisa de restauração. Porém ao invés de usar o backup normal, você usa o arquivo de imagem criado pelo Pwnage Tool.

    itunes recovery iphone

    Clique no botão de restaurar segurando a tecla “shift” do Pc ou “option” do Mac para abrir uma tela onde você pode buscar no seu computador a imagem a ser utilizada na restauração.

  11. Seu iPhone será restaurado, não desconecte ele do computador até o processo terminar. Seja paciente até o processo terminar. Caso dê algum problema você sempre poderá restaurar seu aparelho através do iTunes, basta não clicar na tecla alt-option na hora de restaurar.

Se tudo deu certo, seu iPhone está desbloqueado e com jailbreak. Agora você pode instalar programas via Cydia que é um programa instalado no iPhone (basta abrir seu iPhone e procurar pelo Cydia).