Muitas vezes nos deparamos com um arquivo de extensão desconhecida, recebido por email ou que baixamos da internet, e não sabemos qual o programa que devemos usar. Essa situação já deve ter acontecido com quase todo mundo, e a solução era perguntar pra alguém o que fazer ou então pesquisar no Google encontrando milhões de soluções complicadas.

O site www.openwith.org permite pesquisar entre milhares de tipos de arquivos comuns para ver a descrição então identificar com qual programa você pode abrir. Ainda disponibiliza uma ferramenta grátis para Windows chamada OpenWith que faz a identificação sem precisar da internet.

Outro site que você pode pesquisar é o filext.com, que contém um grande acervo de extensões de arquivos mas não tem ferramenta para instalar no Windows. O que ele oferece é um alteração de registro do Windows para que quando um arquivo não seja identificado ele vá diretamente para o site na internet obter a sua descrição.

tridnet - file extension identifier

Por último, o programa grátis TrIDNet – File Identifier analisa seu arquivo e diz a sua descrição.

Existe muitas opções pagas na internet e não acho válido comprar um programa com tal objetivo já que existem diversas formas de identificar um arquivo como os sites que relacionei aqui. Fique atento e poupe seu dinheiro para coisas mais úteis.