O que é SEO? Significa Search Engine Optimization, otimzar um site para que o Google por exemplo o liste de melhor maneira nos resultados de pesquisa sem ter que pagar nada por isso.

O SEO virou uma mania entre as pessoas que têm blogs, uma verdadeira neura onde o autor que deveria estar escrevendo conteúdo fica achando que melhorando o SEO do seu site, vai ser melhor escritor do que outros e desta forma bem sucedido.

E isso é fácil de se verificar olhando a quantidade e qualidade de tópicos que existem sobre SEO… Tanta dica mágica de obter sucesso! Aumente o tráfego do seu site em poucos passos, etc, etc.. Trago o amor da sua vida em três dias! Os espertos estão no mundo virtual também, e conseguem atração de muita gente séria.

Existem pessoas que criam milhares de sites sem conteúdo para ganhar dinheiro com o AdSense do Google, programa de publicidade online. Este pode ser um caminho a ser seguido, mas lembre-se que não é tão fácil assim e existe na internet um movimento para banir este tipo de atitude. Falo aqui para os que querem escrever pelo prazer de compartilhar uma idéia.

Escrevo neste blog há quase exatos 2 anos desde junho de 2007, sempre crescendo em termos de assinantes e visitantes, e acho que tenho alguma experiência para falar sobre o que deu certo para mim em termos de SEO. Acredito que a maioria dos artifícios SEO ditos milagrosos por aí têm muito pouco impacto no resultado final da audiência de um blog.

1. Conteúdo e Trabalho.

Nenhuma técnica de SEO de outro blog vai superar a qualidade do que você escreve. E isso é a chave da libertação dos que têm algo a oferecer, é o que torna todo o trabalho mais prazeroso ver que todas as horas que você passou pensando em algo pra compartilhar têm um retorno satisfatório, um comentário agradecendo e mais gente colocando você como referência na internet. No começo tudo parece complicado mas é quando o seu empenho vai diferencia-lo de alguém que tentou e que prevaleceu.

2. WordPress e Plugins

O WordPress oferece tudo que você precisa em termos de ferramentas para começar a escrever. Escolhi o modelo de url (links) permanente contendo ano, mês e título do artigo. Algumas melhorias em SEO podem vir via plugins.

Os plugin wordpress SEO que eu uso: “Add Meta Tags”, “Google XML Sitemaps”, “Robots Meta” e “SEO Title Tag”. Nada além disso.