twitter-placa-empregoComo todo mundo ta usando o Twitter, empresas de todos os ramos inclusive RH também vêm aderindo a onda para oferecer vagas na internet. Agora além de monitorar o Orkut ou Facebook, essas empresas procuram analisar o conteúdo que você escreve no Twitter para adequar seu perfil a uma possível vaga. Lá vamos nós com a história do Big Brother de novo, mas quem opta por aparecer na internet sabe os riscos que está correndo, é melhor uma empresa ver algo útil no seu perfil do que um psicopata, não é?

Leia nosso artigo do guia básico sobre o Twitter.

Prepare Seu Perfil Profissional no Twitter

  1. Inclua um link para um currículo na sua biografia.
  2. Use um avatar adequado para seu perfil social como profissional.
  3. Na sua página do Twitter, troque o pano de fundo (background) para algo mais criativo.
  4. Escreva no Twitter que está procurando emprego.

Estamos aqui preparando o seu Twitter para receber a visita de quem procura empregar alguém, além de também de ser para quando você quiser ter uma boa referência quando estiver procurando.

Empresas de RH no Twitter Para Emprego

A empresa curriculum.com.br, um dos maiores sites de empregos do Brasil possui o perfil twitter.com/curriculumvagas onde anuncia vagas.

A empresa de RH Tribal tem o perfil @rhTribal mas os currículos devem ser enviados para o email [email protected] para concorrer.

O site job4dev.com.br que oferece vagas na área de tecnologia tem o perfil @job4dev.

O portal de emprego Trabalhando.com.br tem um perfil no Twitter @trabalhandobr.

Outro portal que tem Twitter é o empregos.com.br em @empregoscombr mas acredito que o serviço seja pago na hora de visualizar as empresas que oferecem vagas.

Pesquisa Por Emprego no Twitter

Outra boa opção é pesquisar no Twitter pelos termos relacionados ao emprego que procura. Por exemplo, pesquise pelos termos vagas jornalista para procurar vagas nesta área. O Twitter permite que você salve a pesquisa num atalho para sempre que precisar poder acessar mais rápido.

Ainda não conhece o serviço de Tracker do Twitter? Funciona assim, você faz o post da mensagem:

Twitter Search - vagas jornalista

Com isso você recebe automaticamente mensagens do Twitter com estes termos.

Conclusões Sobre Emprego via Twitter

Se usado de forma correta, o Twitter é uma grande ferramenta para buscar qualquer coisa na internet, inclusive vagas de emprego. O principal é saber que uma vez disponibilizando seu perfil na internet, a empresa poderá ver a linguagem que você usa e também a qualidade do conteúdo das suas mensagens. Uma alternativa é criar uma conta exclusiva para sua área profissional.