G1

July 27th, 2009

Dicas de Privacidade no Facebook, Como Se Proteger

Dicas, Internet

200907-facebook-big-brother.jpg

O Facebook esta dominando a internet, o serviço tem cada vez mais usuários ao redor do mundo e controla informações de privacidade que se tornadas públicas podem destruir a vida de alguém. Quer ver um exemplo?

Você sabia que o Facebook autoriza por regra a usar fotos suas em publicidade? A não ser que você seja explicitamente contra, e tome medidas contrárias, sua foto será usada por anunciantes do Facebook.

Não seria estranho ver seu rosto numa propaganda que será divulgada na internet sem sua autorização? Com certeza! Quando você faz o cadastro num site, passa por aquele enorme e chato texto de política de privacidade que ninguém lê, pode estar aprovando sem saber medidas como essa do Facebook. O que fazer para se proteger?

A primeira coisa para ter segurança é escolher com cuidado quais informações você vai divulgar. Depois é procurar saber se existem controles de privacidade, como os que o Facebook implementou. Veja aqui algumas opções interessantes para tornar seu perfil mais seguro no Facebook.

1. Remova seu Perfil de Anúncios do Facebook.

Acesse seu menu de controle de privacidade que fica no topo direito da página:

200907 facebook privacy.jpg

Escolha a opção Feed de notícias e mural:

facebook privacy feed

Na aba de anúncios do Facebook, escolha a opção “ninguém”:

200907 feed de noticias anuncios do facebook.jpg

2. Remova Seu Perfil de Resultados de Pesquisas.

Muita gente não quer que seu perfil esteja disponível publicamente para que pessoas que não a conheçam possam eventualmente investigar suas vidas.

A solução é remover seu perfil de resultados de pesquisas, ou seja, ninguém vai encontra-lo a não ser que saiba seu nome e peça uma solicitação direta a você.

Para fazer isso:

Visite sua página de privacidade:

200907 facebook privacy.jpg

Clique em “Procurar”:

FACEBOOK controle de pesquisa de perfil

Escolha na opção “Visibilidade de busca” quem pode ver os resultados de pesquisa:

facebook search visibility portuguese

Não esqueça de clicar em Salvar.

3. Remova Seu Perfil de Resultados do Google.

facebook google visibility option-1

Outra medida importante na mesma tela que o ítem 2 é a opção de mostrar seu perfil em resultados de pesquisas com o Google, Yahoo ou Bing. Basta desmarcar a caixa “Criar minha prévia pública do perfil e envia-la para o índice de busca”. Desta forma você evita estar disponível publicamente na internet.

4. Protegendo-se de Fotos Marcadas no Facebook.

Imagine que fotos suas podem ser facilmente encontradas se o seu nome estiver nelas. O recurso de marcar fotos do Facebook permite que seus amigos marquem fotos com seu nome, e então amigos dos amigos podem ver você, inclusive em situações inusitadas que você não gostaria de compartilhar com ninguém.

No menu de privacidade, escolha a opção “Perfil”.

privacidade perfil fotos marcado

Encontre então a opção “Fotos que você foi marcado e escolha “Apenas amigos”. Desta forma sua identidade fica mais segura.

5. Mensagens de Amigos no Seu Mural.

Se você tem um controle autocrítico do que aparece no seu mural, talvez um dos seus amigos não tenha o mesmo cuidado. Para se proteger de mensagens indesejáveis você pode controlar o que aparece no seu mural nas opções de privacidade.

Facebook Privacidade do perfil mural

Você ainda pode bloquear que amigos escrevam no seu mural ou escolher quais podem escrever na opção “Personalizar” (última do menu).

6. Quem Vê de Quem você é Amigo.

facebook amigos controle de privacidade

Outra forma de proteger-se é controlar quem vê sua lista de amigos. Eu por exemplo só deixo que amigos vejam minha lista de amigos. Para controlar esta opção, ainda na página de privacidade do Perfil, vá na opção “Amigos”.

Conclusão Sobre Privacidade no Facebook

O Facebook detém muita informação que pode ser utilizada indevidamente se você não tomar cuidado. Ainda bem que nas opções de privacidade é possível controlar quais são visualizadas publicamente.

Estude bastante se as suas configurações de privacidade são adequadas a melhor experiência que você pode ter no Facebook. Lembre-se que existem pessoas que podem usar suas informações contra você ou seus familiares e amigos. É importante ficar atento a estas questões nos dias de hoje e saber se proteger, usando estes serviços da melhor maneira possível.

Para acompanhar novos artigos, siga no Twitter, ou curta nossa página no Facebook

Artigos Parecidos. Artigos Recentes

Dúvidas? Pergunte, e eu Respondo

Leave a Reply





Os Mais Lidos

Artigos Recentes
  • Gusleig.com
  • Gusleig.com é um site de tecnologia dedicado a blogueiros e amantes de tecnologia.
    Publicamos artigos diários contendo truques, ferramentas, tutoriais e programas para baixar.
  • Assine o feed RSS, ou adicione aos favorito, assim você não perde nenhum artigo novo.
  • Feedback
  • Primeira Página

  • Algo a dizer ou a sugerir? Encontrou um bug ou problema em nosso site?
    Envie-nos uma mensagem que entraremos em contato o mais rápido possível.
  • Redes Sociais