Proteger Roubo de Imagens e Fotos (Hotlinking) do Seu Site ou Blog

By | julho 31, 2009

stop stealing bandwidth

Essa semana estava vendo a lista dos sites que fazem link para o meu blog e percebi que um deles tinha uma cópia exata do conteúdo de um dos meus artigos, inclusive usando as fotos hospedadas no meu servidor (hotlinking). O fato dele colocar um link para o artigo original não me deixou a vontade com a idéia de um outro blog usar meus artigos para ganhar dinheiro. Eu tinha que evitar que isso acontecesse.

O que é Hotlinking de Imagens?

Quando você tem imagens no seu site, hospedadas num servidor que você paga, deve saber que um dos grandes custos de manter o site é o tráfego gerado pela carga destas imagens.

Se outro site copiar suas imagens e usa-las hospedando num servidor próprio, isso não gera mais tráfego para você.

Porém se este site apenas copia o link das imagens para colocar em outros artigos, além de ter usado suas imagens ele usa o tráfego que você paga. Isso chama “hotlinking” ou “linkagem quente” traduzindo literalmente em português.

Evitando o Hotlinking de Imagens

Existem alguns plugins para colocar marca d’água no WordPress tais como o wp-watermark e também o Super Image Plugin

A marca d’água não evita o hotliking já feito mas pode desencorajar pessoas a fazerem isso pois automaticamente estariam fazendo propaganda sua.

A Minha Solução Preferida Para Evitar Hotlinking

Pesquisei e testei alguns plugins para WordPress para evitar o hotlink. Além de não ter tido uma boa experiência com nenhum, estou praticando minha nova política de tentar não instalar novos plugins. O interessante aqui é encontrar uma solução geral, não só para WordPress mas que pode ser usada em qualquer outro sistema de gerenciamento de conteúdo.

A solução ideal que encontrei foi usar diretrizes no arquivo .htaccess. Este arquivo permite gerenciar permissões e regras de acesso em cada pasta dentro do servidor Web Apache.

O que você acha da idéia de ninguém conseguir usar suas imagens, e em aquelas que já foram copiadas via hotlink, aparecer uma outra com uma propaganda sua do tipo:

I-love-gusleig.com

O importante aqui é saber que você deve bloquear o acesso as suas imagens com cuidado pois o Google e Yahoo trazem tráfego através delas, outro problema é os seus leitores que acessam via Feed e também por email. Se você bloquear o acesso direto, então pode ter um enorme prejuízo. A solução é bloquear o acesso as imagens para alguns sites que hospedam blogs gratuitamente tais como o Blogspot, MySpace, Livejournal, WordPress, etc… Pois é lá que este tipo de pessoa geralmente gosta de ganhar dinheiro sem gastar nada.

Vamos ao que interessa…

As diretrizes que você deve acrescentar no seu arquivo .htaccess:

O arquivo imagem-alternativa.jpe contém sua imagem de exibição alternativa, a extensão aqui (JPE) é importante, basta renomear seu jpg para jpe.

O que vai acontecer? Quando alguém acessar suas imagens tendo como origem o blogger, blogspot ou WordPress, o endereço será redirecionado para sua imagem alternativa. Você pode acrescentar mais endereços ou alterar estes que coloquei.

Se você preferir gerar um erro para quem tentar linkar suas imagens troque a última linha por esta:

Garanto que funciona muito bem, basta o teu site estar hospedado num servidor Apache.

Leia mais artigos sobre blogs e WordPress.