Uma dica de download para quem usa Macintosh, o sistema operacional maravilhoso da Apple que dá um banho no Windows.

apple menu bar

A barra de menu do Mac é sub utilizada pela maioria das pessoas que conheço, eu mesmo demorei pra colocar algo útil lá.

Hoje até minha data e hora são incrementadas por programas extras que baixei da internet.

Existe uma página Super OS X menubar items dedicada a reunir uma coleânia dos melhores programas que você pode baixar como atalhos, lançadores de programas, etc…

Os que eu uso e recomendo, que podem ser encontrados nesta página são:

iStat menus

istat menu-network

O iStat menus coloca informações básicas e detalhadas do sistema operacional no seu menu tais como: Uso de CPU e memória, espaço em disco, tráfego de rede, temperaturas e potência e data e hora. Todos com ícones especiais que ao clicar mostram as informações. O que está ativo no meu menu é info de disco, rede e hora e data (tirei a hora/data do mac).

TigerLaunch

tigerlaunch mac os x

O TigerLaunch coloca uma lista dos seus aplicativos Mac, pra não ter que ir no Finder na pasta Aplicativos toda vez que precisar. Geralmente para abrir aplicativos eu use a combinação de teclado command+espaço para abrir o Spotlight e digite o nome dele. Porém com o TigerLaunch eu posso acrescentar pastas que acesso frequentemente além de customizar a lista de aplicativos, pois as vezes eu esqueço o nome de alguns que uso pouco.

Ejector

mac ejector

O Ejector tem uma só função que é ser um atalho para ejetar seus discos externos ou iPods, iPhones montados. Simples e bem mais prático do que ir até o Finder.

Outros Utilitários de Menu Para Mac?

Além destes itens extras no meu menu, também estão lá o Adium (bate-papo), o Syncplicity (sincronia de documentos), Quicksilver (atalhos de teclado), Skitch (um print screen muito melhor), Mozy Backup e Evernote (copy paste para banco de dados). Todos programa que me auxiliam no dia a dia.

Quais utilitários de menu você usa?