Exemplo clássico de tentativa de invasão ao seu computador, veja como tentar se previnir.

Hoje recebi um email com o título “Cristo Redentor RJ – G1” com o logotipo da rede de notícias G1 como se alguém tivesse indicado a matéria para eu ler. Ao abrir o email que não foi identificado como Spam pelo Gmail,

A primeira coisa a fazer quando receber um email estranho é abrir e identificar o remetente, no Gmail clique em “exibir detalhes” que fica próximo ao nome da pessoa que enviou:

Cristo Redentor RJ email gmail show details

Ao clicar em “show details” vejo os detalhes do remetente:

assunto email virus mostrar detalhes

O conteúdo do email era assim:

Cristo Redentor RJ spam

Note que parece que é um vídeo e para ver você deve clicar no botão de “play”. Geralmente passando o mouse em cima do link externo você pode ver na barra de status o destino que o link leva. No Google Chrome ele ja mostra ao passar o mouse em cima do link.

barra de status link

Como eu uso um Mac e teoricamente não sou afetado por vírus de Pc Windows, cliquei para ver onde a brincadeira ia me levar. Mas num Pc eu não me arriscaria a fazer isso.

O link abre uma página no domnínio anglobrasil.com.br, uma “empresa”de tecnologia e sistemas, sendo depois redirecionado para o domínio iipdrog.org.br (instituto internacional de prevenção as drogas!!!), aí então que o vírus entra em ação ao tenta rodar um applet java e controlar totalmente sua máquina.

Como o Firefox perguntou se eu permitiria que o java fizesse isso, eu obviamente neguei. Lembre-se você deve clicar no botão NÃO.

Da segunda vez que eu abri, tentou baixar um arquivo VideoG1-00923AVI.scr:

Abrir VideoG1-00923AVI.scr

Esse também é outro arquivo que infecta seu computador, portanto tome cuidado! Nunca abra emails contendo anexos vindo de desconhecidos. A extensão do tipo src é muito utilizada por ladrões para introduzir vírus no seu computador.

Algumas regras para evitar ser contaminado por vírus ao receber email:

  1. Desconfie de emails onde você não conhece o remetente. Procure identificar o remetente
  2. SEMPRE tente ver o destino que um link leva antes de clicar em cima.
  3. Não clique em cima de um link que abra qualquer tipo de arquivo.
  4. Não responda ao email vindo de SPAM.

Acredito que seguindo estas regras você ficará mais seguro. Passe a diante esta informação pois nunca é demais lembrar regras básicas que podem ser óbvias para você mas saiba que existem pessoas que não sabem disso e não têm idéia do risco que correm.