200906-facebook-logo.jpg

Atenção aos usuários do Facebook. Redes sociais podem ser bastante perigosas se você não tomar alguns cuidados básicos.

Falei anteriormente de algumas dicas de privacidade do Facebook, que já é um passo importante para sua segurança. Agora outro fato importante é ficar atento quanto aos aplicativos que o Facebook deixa instalar. Vejo todos meus amigos usando envio de flores, calendarios, beijos, drinks, e tantas outras coisas.

Mal sabem que muito destes aplicativos instalam adware, e até fazem phishing (método de fraude eletrônica – wikipedia) que redirecionam você para um site bem similar ao Facebook para roubar seus dados.

Por isso, fica a dica. Ao instalar aplicativos do Facebook, pense bastante se você conhece um pouco da empresa que o desenvolveu, se ja tem algum amigo que usa, e principalmente, quando o aplicativo perguntar se pode acessar seus dados do Facebook, desconfie, mais ainda se pedir seu login e senha. Fique atento se houver um redirecionamento de página, olhe para a URL no topo da janela do navegador para ver se é um domínio do Facebook. As vezes troca-se uma letra e você nem percebe.

Eu mesmo não instalo quase nenhum aplicativo do Facebook. Para mim o Facebook serve para compartilhar meus pensamentos e minhas fotos com meus amigos, nada de enviar presentinhos, jogos ou testes de qual personagem do Friend que sou. Acho que assim mantenho meus dados em segurança e também dos meus amigos.