No Windows quando queremos abrir um determinado tipo de arquivo com um programa diferente, a jeito é clicar com o botão direito em cima do programa e depois escolher “abrir com…”, ainda existe a opção de optar sempre por aquela escolha.

 windows open with

Já no Mac, existe algo bem parecido no Finder mas que não funciona assim tão bem (as vezes do Windows também falha). Se escolhemos “abrir com” e depois “outros” podemos até escolher um programa diferente para abrir o arquivo, mas na maioria das vezes ele volta ao padrão inicial.

mac open with

Para ter maior controle sobre os aplicativos que abrem um determinado tipo de extensão no Mac OS X 10.2 ou acima, tente usar o programa RCDefaultApp.

rcdefault app os x mac

O RCDefaultApp é grátis e foi recomendado pela Macworld como a solução final para customizar as preferências de aplicativo padrão do Mac.

Você pode definir desde as opções mais comuns de qual programa abre que tipo de extensão, até configurações mais complexas como qual programa abre quando você conecta uma câmera digital ou insere CD/DVD no superdrive.

O RCDefaultApp é grátis e pode ser baixado aqui.