Com certeza a maioria das fotos tiradas são de pessoas. Amigos, parente, festas, viagens e eventos, sempre queremos registrar os momentos mais felizes de nossas vidas.

Se você é amante de fotografia e gosta de explorar as muitas opções e variações de máquinas digitais, DSLR com múltiplas lentes, sempre esta estudando como melhorar suas fotos para poder obter o máximo de resultado, ao comprar um novo equipamento de fotografia ou então para melhor explora-lo.

Escrevi o artigo das lentes obrigatórias para uma câmera digital SLR, mas volto ao assunto para ressaltar como obter o melhor resultado ao tirar fotos de pessoas.

Quando for comprar uma câmera digital nova, ou uma lente para sua DSLR, saiba que um fator de grande importância para uma fotografia de um close em uma pessoa, é a abertura que a lente pode oferecer.

Por exemplo, se você tem uma camera DSLR e pode trocar as lentes, vejamos o caso da lente Canon de 50mm com f/1.8.

canon ef 50mm f1.8 lens

Este é o exemplo de uma lente barata (custa nos Estados Unidos cerca de 100 dólares), com uma grande abertura (f/1.8) fixa em 50mm o que oferece um zoom equivalente da visão do olho humano. A pequena abertura faz com que mais luz entre na fotografia, e ao mesmo tempo diminui o campo de foco de maneira a deixar o objeto da foto, no caso de uma pessoa, ressaltado em relação ao fundo desfocado.

Para câmeras digitais compactas e automáticas, repare na abertura máxima que ela pode ter.

canon powershot sd780is 12.1

No caso da Canon PowerShot SD780IS, a abertura máxima é f/3.2.

nikon coolpix s640 12.2 camera

A Nikon Coolpix S640 com 12.2 MP apresenta uma abertura de f/2.7 ainda melhor que a Canon. Talvez isso seja um dos fatores que a levam a ser mais cara.

Conclusões Sobre Fotografia em Close

Lentes como olho de peixe com 10-18mm fazem com que o objeto da foto seja deformado, e uma lente com zoom, algo com mais de 150mm, compactam todas as camadas da foto tirando o efeito tridimensional de um rosto por exemplo.

O melhor resultado é obtido com algo entre estas duas opções, e assim ficamos com o que mais se assemelha a visão humana que são as lentes de 50mm até 70mm.

Não esqueça que na fotografia digital a imagem é cortada em 1.5x, logo o equivalente a uma lente de 75mm na fotografia tradicional seria de 50mm nas digitais.