O novo Google Picasa 3.5 traz uma novidade interessante para suas fotos digitais, o reconhecimento automatico de faces.

O que é o Picasa? Já bem conhecido de muita gente, o Picasa é um dos melhores programas grátis para organizar suas fotos digitais. Recomendo sempre a baixarem ele.

Além do Picasa outro software obrigatório para sua coleção é o Photoscape que trabalha com suas fotos de forma mais discreta porém com tanta ou mais eficiência.

Como funciona o Reconhecimento de Faces?

iphoto face recognition

Essa novidade do reconhecimento de faces vem já incorporando os principais programas que trabalham com fotos digitais tais como o iPhoto e Microsoft “Windows Live Photo Gallery”. É algo que ajuda bastante na hora de organizar as fotos pois permite que você identifique as pessoas em uma determinada foto e depois o programa então já processa automaticamente sua biblioteca de fotos a partir desta identificação primária marcando as pessoas conhecidas.

Existe também uma opção na internet, o site Polar Rose que faz esta identificação de faces sem precisar baixar nada. O Polar Rose funciona a partir da leitura das suas fotos do Facebook ou Flickr.

 iphoto face recognition
O iPhoto é um programa que vem grátis com todo Mac e na sua nova versão vem com reconhecimento de faces, para quem tem a versão anterior só resta comprar a atualização.

google picasa 3.5

Já o Picasa pode ser baixado grátis do site picasa.google.com.

Veja o vídeo que mostra como o Picasa funciona.

O site de análises CNET fez testes com o iPhoto, Picasa e Windows Live Photo Gallery, elegendo o Picasa como o programa mais eficiente no quesito de reconhecimento de faces.