Quando você compartilha a internet com outras pessoas via roteador sem fios (wireless) ou numa rede com fios, pode ter problemas se a velocidade não for limitada por usuário. Isso porque alguém pode fazer algum download e ocupar toda capacidade da rede tornando sua navegação lenta. O mesmo serve se você for baixar alguma coisa e acabar prejudicando todos outros usuários.

Nos roteadores modernos já existe um controle de qualidade de serviço (QoS) a por porta utilizada, algo como fazer o Skype ou MSN utilizarem um canal específico para não prejudicar o desempenho total da rede com um tratamento de prioridade diferenciado pelo roteador.

Além disso você pode querer controlar a velocidade de internet que um aplicativo do seu computador pode utilizar no máximo. Um exemplo disso é limitar um cliente torrent para baixar até uma velocidade.

No Mac OS X dá pra limitar a velocidade de banda total do computador através de um simples comando de terminal:

Vamos primeiro criar um “pipe” que só permite tráfego a velocidade de 200KB/s:


sudo ipfw pipe 1 config bw 200KByte/s

Em seguida:

sudo ipfw add 1 pipe 1 src-port 80

Esse novo comando anexa o “pipe” a porta 80 que é a utilizada pelo navegador e maioria dos downloads que você faz. Desta forma a internet do seu Mac fica limitada a 200KB/s.

Para desfazer a operação toda:

sudo ipfw delete 1

No Windows conheço um programa shareware chamado Netlimiter que permite configurações bem avançadas para limitar a banda utilizada por cada programa no seu computador.

netlimiter pro

O problema é que ele custa $16.95 dólares na versão Lite. Mas é um bom programa que eu recomendo para quem precisar.