christmas monet picture

Nos aproximamos de mais um fim de ano, e acho o momento importante parar pra fazer um balanço de tudo que aconteceu, afinal o Natal está aí, para os cristãos o nascimento de Jesus, mas para todos acima de tudo, tempo de agradecer o que nos acontece de bom na vida, uma nova etapa, talvez agradecer a própria vida, estar aqui, com alguma saúde, porque se tem algo que pode mudar nosso destino, é nossa fé e vontade em fazer o que acreditamos ser certo em conjunto com as pessoas que nos amam.

Aos 35 anos de idade não posso me queixar de nada, tenho a família certa para mim, os amigos que consegui fazer ao longo da vida, meu estudo e trabalho que pode haver dias em que reclamo tanto, mas é aquele que construí com muito esforço que só eu sei. Além disso tudo, hoje felizmente posso dizer que tenho ao meu lado uma pessoa que eu amo me faz querer ser alguém melhor.

O que eu melhorei nesse tempo? O que eu fiz para contribuir e melhorar as pessoas e o mundo que me cerca? Duas perguntas que eu deveria fazer todo dia.

As vezes as mudanças são como cidades vistas de longe, você acostuma com sua casa, mas quando a olha por cima dela, nota que alguns vizinhos mudaram, prédios cresceram e ruas foram construídas. Só nós podemos saber o o que passamos, mas acho que não devo esperar tal reconhecimento próprio em imediato nem de outras pessoas. Quando isso acontece eu me surpreendo, sempre para o bem. Só espero que eu consiga mudar para melhor, ser mais tolerante com a diferença e construir meu caminho a tempo de passar algo de bom para as pessoas que eu amo. O resto não importa muito.

Quando olho para trás eu me sinto feliz por ter sido sempre fiel ao que acredito, algumas vezes estava errado, outras certo, pois tive que errar para aprender, e as vezes coisas são certas num tempo maior, parecendo erradas naquele momento. Se eu pudesse dar um conselho, acho que diria para as pessoas serem sempre fiéis a si mesmo, procurarem nelas algo que acreditem ser o seu certo, o seu ideal. Nem sempre as pessoas que nos criticam nos querem o mal, e nem sempre as que nos elogiam querem nosso bem, por isso faça seu caminho, se for algo de bom, outras pessoas olharão com respeito e terão reconhecimento.

O Natal pra mim é um momento de agradecimento e reflexão sobre isso tudo, talvez um pouco melancólico pois ao refletir podemos ver que o tempo é algo que sempre está passando e levando nossa vida, ao mesmo tempo que ainda estamos tentando construi-la. Por isso, sinto também que é o momento de impulso para uma nova etapa, pós reflexão, colocando na prática esta nossa vontade de fazer o bem, retribuindo um pouco sempre de uma melhor maneira para o mundo que nos cerca.

Obrigado. Feliz 2010!

Gustavo Leig