facebook profiles

Interessante a pesquisa realizada pela empresa de segurança Sophos com usuários de redes sociais como Orkut e Facebook. O estudo comprovou que aceitar convites de pessoas desconhecidas torna seus dados menos seguros.

Ou seja, adicionar pessoas que não são seus amigos a sua lista de amigos, pode fazer com que ladrões digitais acessem seus dados.

Não é mera coincidência, o que acontece é que quando estas pessoas têm acesso ao seu perfil, eles podem ver sua data de nascimento, email, endereço de casa ou trabalho e outros dados que podem ajudar no descobrimento de senhas ou no comprometimento da sua segurança.

Se você quer fazer novos amigos na internet, verifique primeiramente se o seu perfil contém informações abertas que você não gostaria de compartilhar. O Facebook permite que você crie grupos de amigos e coloque níveis diferenciados de segurança. Escrevi um artigo sobre dicas de privacidade no Facebook, isso pode ajudar.

O fato é que cada vez mais dados sobre nossas vidas estão na internet e isso exige uma certa atenção e cuidado na hora de fazer qualquer cadastro, mesmo que o site seja seguro.

Sempre que escrevo algo a respeito de segurança em redes sociais vem gente comentar “o melhor é não usar estas redes!”. Sim, com certeza, mas você pode evitar certos problemas sem ter que tirar o sofá da sala, se é que me entendem.