Escrevi num artigo anterior sobre o Google Open DNS, um esforço da empresa para tornar a internet ainda mais veloz. Utilizando o endereço de DNS do Google nas configurações de rede do seu computador, você tem uma alternativa para o que seu provedor lhe oferece normalmente, e ainda pode verificar que é uma opção que torna sua internet mais rápida.

O programa chamado NameBench criado por funcionários Google (a empresa oferece a seus funcionários 20% de seu tempo de trabalho para criar um projeto pessoal), “caça” o servidor de DNS mais rápido (acredito que na maioria das vezes será do Google) e configura a rede do seu computador para usa-lo.

namebench google dns

Quando iniciar o NameBench ele já pega as configurações de DNS da sua rede para fazer o teste, para incluir os servidores do Google, entre com uma vírgula e 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Clique depois em “Start Benchmark”. O teste demora um pouco mas vai indicar a melhor configuração de endereço de DNS em termos de distância de onde você esta e também de velocidade da rede.

O Namebench funciona em Mac OS X, Windows, e UNIX, está disponível com interface gráfica e também através de linha de comando (terminal).

Download: Namebench (via Google Code)