Recentemente inclui no meu blog o plugin Sociable para WordPress. Este plugin permite compartilhar o artigo nas principais redes sociais existentes tais como Facebook, Google, Twitter, Delicious, etc, e ainda imprimir o artigo ou enviar por email. Tudo de forma bem customizável e de fácil instalação.

sociable icons big compartilhar wordpress

Ao instalar o plugin Sociable, ele coloca os ícones das redes sociais no rodapé do artigo com tamanho 16×16, o que eu acho pequeno. Para melhorar ainda mais o plugin, achei interessante colocar ícones grandes, do tamanho 50×50 pixels. Conforme vocês podem ver, ficou realmente melhor e mais chamativo para incentivar os leitores a compartilhar seu artigo.

Se você quiser alterar os ícones do Sociable, primeiramente deve já ter ou encontrar os ícones desejados na internet, e isso foi até fácil pois o Google permite pesquisar imagens com um especificando o tamanho, veja por exemplo esta pesquisa por icone do facebook. Um pacote de ícones bem interessante você pode baixar aqui.

Imagens Grandes 50×50 px no Sociable

Depois que baixei as imagens que achei que ficariam boas no plugin, tive que configurar o Sociable para trabalhar com o tamanho de 50×50 pixels. Os parametros que tive que acertar:

  • Disable sprite usage for images (marcado)
  • Disable alpha mask on share toolbar (marcado)
  • Use CSS (Use the sociable stylesheet) (marcado)
  • Image directory (o caminho das imagens que baixei da internet)

Com estes parametros configurados, você coloca as novas imagens na pasta que indicou no “image directory”. Note que os nomes das imagens devem ser os mesmos que o Sociable usa, você pode ver os nomes na pasta Sociable -> Images.

Outra alteração necessária é no arquivo sociable.css onde você acerta o tamanho da imagem. Procure por “sociable img” e altere de 16px para 50px (caso suas imagens sejam realmente de 50px).

Mapeando Estatísticas de Compartilhamento do Sociable

Se você possui seu blog deve ou deveria usar o Google Analytics para mapear as suas estatísticas. É grátis e fácil de configurar, veja este guia de instalação do Google Analytics.

Uma função bem legal do Google Analytics é permitir mapear os cliques que as pessoas dão na sua página, ou seja, se eu tenho um botão de contato ou de compra de um produto, posso mapear quantas pessoas clicaram ali. Você só precisa saber configurar para que certos links sejam mapeados. Um detalhe é que para mapear cliques você deve instalar o javascript tracker do Google Analytics no alto da sua página e não no rodapé, fique atento para isso.

Vamos mapear os cliques no Sociable através da função de eventos do Google Analytics, muito interessante por sinal, leia o artigo de como monitorar eventos de downloads e links externos no Google Analytics.

Descobri um artigo falando justamente da integração do Sociable com o Google Analytics neste blog. O autor criou esta função em javascript para mapear os cliques nos botões do Sociable. Você deve colar este pedaço de código no cabeçalho do seu blog, antes da tag de fechamento de /head.

  

Depois que colocar o código javascript, você deve alterar o plugin Sociable para mapear os cliques usando a função instalada. Edite o arquivo sociable.php para encontrar o código que começa por $link .= ” href=\”… altere para

$link .= " href=\"javascript:window.location='".urlencode($url)."';\" title=\"$description\" onClick=\"trackSociable('".$url."','$description');return false;\">";

Pronto, se você fez tudo certo, ao abrir o Google Analytics você já pode contabilizar as estatísticas do Sociable para ver se pessoas estão compartilhando seus artigos na internet. Basta ir no Conteúdo, Eventos, Categorias para ver o novo ítem social, que vai se subdividir nos botões que você instalou no Sociable, podendo ser Facebook, Google, etc…