Qual a solução quando seu computador esta infectado com algum vírus e você não pode iniciar o Windows? Você tem duas alternativas diretas, reinstalar tudo formatando (caso tenha backup) ou remover o disco e fazer a limpeza em outro computador para recuperar seus arquivos.

Existem outras situações que você não consegue remover um vírus usando o Windows, em que arquivos essenciais do sistema operacional são afetados e não podem ser trabalhados ao mesmo tempo que estão sendo utilizados.

Nestes casos a melhor solução é usar uma ferramenta tal como um CD de inicialização com algum antivírus que consiga fazer a verificação do seu computador. Muitas empresas cobram para fazer tal serviço mas existe solução grátis.

O AVG é o popular antivirus grátis talvez mais utilizado e baixado na internet e criou sua ferramenta de recuperação de emergência chamado de AVG Rescue CD.

AVG-Rescue-CD-menu

O AVG Rescue CD é um conjunto de programas para reparar e restaurar computadores infectados. Anteriormente cobrado mas agora grátis, ele contém as ferramentas essenciais para administradores de sistemas e profissionais de IT ou qualquer pessoa que utilize computadores possa enfrentar uma situação de emergência ao ser infectado por vírus ou ataques cibernéticos.

Existem duas versões para baixar, um arquivo ISO para queimar um CD de inicialização ou então um pacote zip para colocar no pen drive.

O pacote de ferramentas do Rescue CD foi criado no sistema operacional Linux e pode remover vírus de Windows NTFS e FAT32 e também máquinas com o próprio Linux.

Veja um vídeo feito pela própria empresa AVG mostrando como utilizar o CD (em inglês):

Baixar AVG Rescue CD (ISO) (69MB)

Baixar AVG Rescue CD (Para usar no Pen drive USB)

O AVG Rescue CD é um download quase que obrigatório, para você gravar num CD ou Pen drive e deixar na gaveta para usar quando precisar. Recomendo.