Algumas vezes por motivo de ataque de um vírus, algumas funções do Windows são desativadas ou perdidas por arquivos corrompidos. Outros efeitos podem ser que o Windows demore para inicializar ou para desligar, carregar arquivos de vídeos ou de discos do sistema.

Para corrigir estes problemas na maioria das vezes é necessária a reinstalação do sistema operacional o que é na verdade uma medida drástica e na minha opinião desnecessária. Quando for para reinstalar o sistema operacional o melhor é reformatar o disco e instalar do zero para ter maiores ganhos de performance.

Existem alguns programas para corrigir problemas, tais como o famoso RegClean – veja os programas essenciais e grátis para Windows. Outros mais técnicos são tão ou mais efetivos quanto, posso citar:

Ativar o Gerenciador de Tarefas, Ativar a janela de Comandos DOS, Ativar o editor de registros, Opções de pastas, Desativar reinicialização do Windows automática após atualizações de segurança, prevenir desligamento por atualização do Windows, mostrar botão de desligamento, consertar carregamento de ícones de vídeos e fotos, restaurar função do Aero, desativar IPv6, Ativar IPv6, Ativar disco de DVD, consertar menus com lentidão de acesso, melhorar o uso de temas evitando que mudem todo o visual do Windows, consertar ícones do systray do Windows, reativar propriedades da barra de ferramentas, ativar ou desativar atalhos do Win-X, reativar visualização de propriedades dos menus, reativar Painel de Controle.

windows 7 quick fix

Para Windows 7 baixe o 7-Quick Fix 1.0

Para o Windows XP, XP Quick Fix