Se você recebeu um arquivo com extensão PPTX criado no PowerPoint 2007 e não tem o Microsoft Office 2007 ou 2008 (no caso do Mac OS X), como fazer para visualizar este novo formato? O Google Docs ainda permite converter e abrir o formato antigo PPT e os novos DOCX (Word 2007) e XLSX (Excel 2007) mas ainda falta implementar o novo PPTX.

microsoft office logoEste é um problema que muitas pessoas têm pois o mercado impôs o padrão Microsoft Office aos documentos mais utilizados como Excel, Word e apresentações do PowerPoint. Quem sabe um dia ainda será implementado um padrão como o Open Document. Enquanto isso temos que nos virar com ferramentas de conversão…

Leia também: Baixe o Office 2010

Visualizar PowerPoint 2007 PPTX no Windows

A Microsoft disponibiliza um aplicativo chamado de PowerPoint Viewer 2007 que permite que você abra estes arquivos pptx sem ter o Office 2007. Baixe o PowerPoint Viewer 2007.

Visualizar PowerPoint 2007 PPTX no Mac OS X

Para usuários Mac que não tem o Office 2008 existem duas alternativas que conheço:

microsoft office open xml file format converter

Baixar o Microsoft Open XML File Format Converter for Mac. Link também na página da Microsoft.

Esta ferramenta com nome grande permite converter os arquivos criados no formato Open XML pelo Office 2008 para Mac ou Office 2007 para Windows. Desta forma você podera abrir se tiver o Office anterior.

Opção Online Gratis Para Windows, Linux e Mac

Para quem não tem o Office instalado em seu Mac, Windows ou Linux, pode usar a ferramenta de conversão online www.zamzar.com. Eu converti com sucesso um PPTX do Office 2007 em PDF com o zamzar. A limitação é o tamanho ser até 100Mb, o que não é nada demais.