O Windows 7 talvez seja o sistema operacional que veio com os drivers que o deixam compatível com a maioria dos dispositivos do mercado atual. Acessórios tais como imporessoras, placas de vídeo, webcams, mouses, já são automaticamente detectados e instalados.

Mas sempre existe alguma incompatibilidade caso o seu hardware seja mais antigo, seja com o Windows 7, XP ou Server 2003/2008, que necessite que você tenha o CD/DVD de instalação para carregar os drivers específicos. O que fazer quando você não tem ou perdeu estes drivers? Existe muitos sites especializados em organizar e armazenar drivers na internet, basta você ir lá procurar, se existir com certeza estarão lá.

Eis a lista de sites que eu conheço que podem ajudar você a encontrar seu driver:

1. DriverGuide.com

driverguide.com

O DriverGuide.com possui milhares de drivers, necessita que você faça registro e pague para acessar algumas áreas específicas do site (eu nunca precisei pagar).

2. Download.com Device Drivers

download.com drivers

O Download.com é bem organizado e separa os drivers por categoria, você não precisa registrar porém fique atento ao pesquisar para baixar somente o driver que interessa pois ele lista outros que não tem nada a ver.

3. Soft32.com

soft32 drivers

O Soft32 organiza os drivers e faz o link para o site do fabricante, não precisa de registro para poder baixar nem pesquisar.

4. Softpedia.com

softpedia drivers

O Softpedia assim como o Soft32 organiza uma lista de drivers apontando para o site do fabricante, deixando você pesquisar sem precisar fazer nenhum cadastro.

5. TechSpot

techspot screen drivers

O TechSpot é um site especializado em hardware com forum de discussão e links para baixar programas e drivers. Não precisa de registro e os drivers ficam armazenados no site do fabricante.

Conclusão Sobre Drivers

Sempre pesquise o driver para seu aparelho no site do fabricante. Uma pesquisa no Google contendo a marca e modelo com a palavra driver também ajuda, veja este exemplo para uma impressora Samsung CLP-600:

Pesquisa drivers Samsung CLP-600

Dos sites que listei acima, sempre encontrei os drivers mais difíceis no DriverGuide, mas o site é um pouco confuso e todo em inglês. Caso você não encontre, o jeito é esperar o fabricante produzir um.