SwissArmyKnife tool
Embora a Microsoft e Apple se esforcem bastante para desenvolver um sistema operacional melhor e mais seguro, existem problemas que são resolvidos por programas adicionais, criados por outras empresas na internet e até pelos próprios fabricantes do Windows e OS X, que não podem inclui-los por causa de leis de proteção de mercado.

A Microsoft por exemplo finalmente criou seu pacote de anti-vírus chamado de Security Essentials enquanto a Apple já trabalha num OS mais seguro e imune a pragas virtuais.

Relacionei aqui alguns programas que acredito serem essenciais para quem usa Windows, desde anti-vírus até backup, todos grátis e fáceis de usar. Espero que gostem.

1. Microsoft Security Essentials

microsoft-security-essentials-codename-

O Microsoft Security Essentials oferece proteção contra vírus, spywares e softwares mal-intencionados para o Windows. É grátis para baixar no Windows com autenticidade verificada. O software trabalha em tempo real e indica qualquer ameaça automaticamente. Baixar Microsoft Security Essentials.

2. Spy Bot Search & Destroy

spyboot_1.6.2

O Spybot – Search & Destroy pode detectar e remover diferentes tipos de “programas espiões” no Windows. Diferente dos anti-vírus tradicionais os programas espiões são ameaças virtuais que se atualizam rapidamente. O Spybot permite baixar novas atualizações diariamente deixando assim seu computador sempre protegido contra novos espiões. Baixar Spybot Search Destroy.

3. Recuva File Recovery

Recuva file recovery

Qualquer um ja passou pelo pânico de apagar acidentalmente um arquivo ou pasta no Windows ou num cartão de memória ou mp3 player. Ou então teve o computador com problema no disco. O Recuva tenta recuperar estes arquivos “perdidos”, é grátis e indispensável para qualquer um ter. Baixar o Recuva.

4. PassMark DiskCheckup

PassMark DiskCheckup - SMART hard drive

Quase todo bom disco rígido (que guarda suas informações no computador) tem um sistema chamado SMART (Self Monitoring Analysis & Reporting Technology) que pode ajudar a indicar futuros problemas físicos representando perda dos seus dados. O DiskCheckup analisa estes dados e gera um relatório de funcionamento do seu disco, mostrando se tudo esta bem ou se você precisa trocar o disco. O relatório pode ser inclusive gerado para seu email automaticamente. Baixar DiskCheckup (Grátis para uso pessoal).

5. ZoneAlarm Free Firewall 2010

Best Free Firewall Software for Download_ Personal Firewall by ZoneAlarm
O Firewall do Windows 7 melhorou desde o XP mas ainda não é uma solução completa de segurança. O ZoneAlarm é um software popular para proteger seu computador. Compatível com seu anti-vírus, com funções avançadas mas simples de usar, o ZoneAlarm defende seu computador de ataques de entrada e saída, ladrões de identidade, etc..É uma opção grátis de excelente qualidade. Baixar ZoneAlarm Free Firewall 2010

6. LogMeIn Gratis

logmein free remote control pc

O LogMeIn é um sistema seguro de acesso remoto a seu computador via internet. Fazendo um cadastro no site logmein.com você baixa um programa cliente pra instalar no computador que precisa acessar. Depois quando estiver longe, basta fazer o login no logmein.com e controlar seu computador. Funciona no Windows e Mac OS X. Logmein.com

7. Mozy Backup

mozy backup

Mozy é uma empresa que criou um sistema simples de fazer uma das coisas mais obrigatórias e chatas num computador. Backup dos seus dados. Instalando o Mozy, você configura os arquivos que deseja fazer backup, depois ele fica silenciosamente copiando seus dados para um servidor seguro na internet com chave de segurança criptografada de 128-bits. Desta forma, todas suas fotos, documentos, vídeos e músicas estarão sempre seguros em um data center de última geração. Caso você tenha algum problema no seu computador basta baixar seus arquivos do servidor ou então pedir uma cópia em DVD. O Mozy custa apenas 5 dólares por mês pagos com cartão de crédito internacional para uma conta com espaço ilimitado, mas existe um modo grátis com 2GB de espaço, suficiente para copiar documentos por exemplo. Mozy Grátis.

8. WinDirStat

windirstat windows file space statistics

O WinDirStat é uma ferramenta para visualizar estatísticas de utilização do seu disco, ajudando ainda na hora de limpar arquivos e pastas. Ele apresenta a distribuição da ocupação do espaço no disco em cores, mostrando assim onde o espaço está alocado, assim você pode decidir o que apagar com mais segurança. Baixar WinDirStat.

9. TeraCopy

teracopy copy faster

O TeraCopy substitui a função básica do Windows de copiar e mover arquivos e pastas, tornando esta tarefa mais rápida, eficiente e segura. Além disso você pode paralisar o processo e retomar de onde parou. O Teracopy funciona até no Windows 7 x64 e é grátis. Baixar Teracopy.

10. CCleaner

CCleaner1

O CCLeaner limpa e otimiza o sistema operacional Windows, arquivos temporários e histórico do Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, Opera e Safari. Além disso limpa o arquivo de registro do Windows, apagando entradas inválidas e antigas, programas não mais utilizados, etc, deixando o computador mais rápido e seguro. Baixe o CCleaner.

11. (Bonus) – Defraggler

defraggler2

O Defraggler faz a disfragmentação do seu disco rígido inteiro ou arquivos individualmente, função que agiliza o processo de leitura e gravação no seu Pc. Suporta os sistemas de arquivos NTFS e Fat32. Baixar Defraggler