Desfragmentar o Disco Rígido

Quando seu disco rígido estiver muito cheio o sistema de arquivos do Windows começa a quebrar os arquivos para encaixar nos espaços livres. Isso torna o processo de gravação e leitura bem mais lento do que o normalmente necessário. Um processo chamado de “Desfragmentação do Disco” reorganiza estes arquivos para não ficarem com pedaços espalhados.

Para desfragmentar seu disco rígido: Abra o Explorer (atalho com símbolo do Windows + E) para visualizar seus arquivos, escolha uma letra C: ou D: (aconselho a fazer nos dois) e clique com o botão direito do mouse -> Propriedades -> Ferramentas -> Desfragmentação. Clique no botão “Desfragmentar Agora…”. Uma janela mostrando opção de desfragmentar o disco será aberta.

desfrag disk windows vista

Desde o Windows Vista, a Microsoft implementou um sistema de agendamento que permite que o processo de desfragmentação seja feito automaticamente. Verifique se o agendamento está funcionando observando o campo “Última execução” nesta janela.

O processo de desfragmentação pode demorar algumas horas, deixe fazendo durante a noite enquanto não estiver utilizando o computador.