notebook 100 dolares lula
Já foi um tempo que notebook era artigo de luxo. Hoje em dia você entra em qualquer loja e pode escolher diversos modelos, tamanhos e até cores diferentes.

O que é essencial num notebook?

Alguns aspectos devem ser observados na hora da sua escolha ao fazer um investimento tão alto.

Escolhi alguns tópicos que acho importantes e que servem como uma orientação para quem esta pesquisando informações para comprar seu notebook. A importância da marca, tamanho da tela e duração da bateria, notebook ou desktop, mais memória RAM, Design, Disco Rígido/SSD e placa gráfica.

Dicas Para Comprar Um Notebook

A Importância da Marca

notebook brands marcas

A marca importa nem tanto pelo suporte técnico mas pelo fato de você não ter que precisar dele. Um Sony Vaio possui componentes de melhor qualidade do que um notebook genérico, por isso custa mais, além do design é claro.

Tamanho da Tela e Duração de Bateria

battery life macbook

Quanto maior a tela do notebook, menos a bateria dura. Para mim o tamanho ideal é de 13 polegada que não fica tão pequeno ou nem tão grande, e a bateria do meu Macbook dura por horas. Portanto não se impressione com telas grandes se você não tiver uma necessidade específica. Muitas vezes você com um notebook de 17 polegadas fica na mão enquanto outras pessoas continuam trabalhando com seus menores.

Notebook ou Desktop

macbook pro apple three

Notebook é mais caro que desktop mas esta cada vez mais barato. E você tem a vantagem de poder levar pra onde quiser. Se é seu primeiro computador e você tem o dinheiro, recomendo comprar um notebook para trabalhar.

Mais Memória RAM do que Processamento

intel mobile extreme logo

Claro que o processador deve ser bom, de preferência uma tecnologia para notebooks como o Intel Core i7 mobile. Mas repare quanto de memória RAM tem o seu notebook, eu não recomendo algo menos que 4GB.

Design e Materiais de Construção

macbook design

Cada vez mais os fabricantes estão procurando materiais de alta durabilidade como a Apple faz ha anos e sua nova linha de Macbooks com corpo em alumínio. O conector de energia dos Macbooks são fixados por imã para que qualquer tropeço no fio não leve seu caro brinquedo ao chão. Esses detalhes fazem diferença num computador que você levará junto por anos.

Disco Rígido e SSD (Solid State Drive)

samsung ssd 64gb

A velocidade de rotação dos discos rígidos, onde são salvos seus arquivos, indica a velocidade de acesso aos dados e fica geralmente na casa dos 5400 RPM. Os melhores têm 7200 RPM. Uma nova tecnologia de armazenamento chamada de SSD (solid state drive) chegou com força ao mercado, com menos espaço e velocidade que equivaleria a pelo menos uma rotação de 10000 RPM, mais velozes e menos propensos a danos. OS SSDs são bem caros (um de 256GB esta custando mais de 500 dólares nos EUA) mas se você pode bancar, eu recomendo.

Placas Gráficas Para Quem Joga

intel graphics mobile

Leve em consideração a placa/chip gráfico na hora de comprar somente se você for trabalhar com design usando Photoshop ou então é um maníaco por jogos 3D. Esses recursos deixam o computador bem mais caro e você pode economizar caso não precise.