Copiar Musicas Mp3 do iPhone Para Computador (Pc, Windows e Mac)

By | agosto 4, 2010

O iPhone contém um aplicativo chamado iPod, que é a mesma coisa que ter um iPod dentro dele para tocar músicas em mp3. Muita gente reclama do fato de que a Apple só deixa você passar as músicas para dentro do iPhone ou iPod e nunca ao contrário. Ja pensou se você perde seu computador e quer recuperar as suas músicas? Como fazer?

A única maneira é utilizar de programas disponíveis na internet que ajudam a fazer a cópia do iPhone/iPod para o Pc/Mac. Eu pesquise algumas opções grátis destes programas, para Mac OS X e também Windows. Vou começar pelo Windows por ser um sistema operacional mais popular.

 iphone ipod

Copiar Músicas MP3 do iPhone e iPod Para Computador com Windows


mediamonkey

No Windows eu encontrei um programa chamado MediaMonkey que funciona parecido com o iTunes porém com muito mais opções e que ainda reconhece seu iPhone/iPod e deixa copiar as músicas dele para o computador. O MediaMonkey tem uma versão grátis que oferece estes recursos, além de uma chamada Gold com muitos outros mais.

Baixe MediaMonkey

Problema: Quando você copiar as músicas do iPhone para o Pc, os arquivos ficam com um nome esquisito tipo “ABSCMC.mp3”. Porém dá pra recuperar o nome correto renomeando o arquivo utilizando as informações de autor/banda/nome da música contidas nas “tags”.

Se você usa o iTunes, basta ir em preferências, marcar a opção: “Manter a pasta iTunes Media organizada”. Depois arraste todas as pastas e arquivos que copiou do iPhone/iPod para dentro da biblioteca do iTunes. Ele vai renomear automaticamente os arquivos para você.

Se você não quer usar o iTunes, acredito que o próprio MediaMonkey tenha um recurso para renomear arquivos, mas utilizei o Mp3Tag, outro programa grátis que ajuda a organizar as tags de arquivos mp3.

mp3tag free renamer

Você pode baixar o mp3Tag grátis do site oficial ou deste link.

Copiar Músicas do iPhone e iPod Para Mac OS X

No Mac OS X você pode usar o programa chamado Senuti para transferir até 1000 músicas em 30 dias de testes (o programa custa 18 dólares pagos com cartão de crédito internacional).

Maneira Grátis Para Mac OS X

Uma forma grátis de transferir as música é fazer o Jailbreak do iPhone e copiar as músicas usando um programa de SFTP chamado Filezilla.

Leia o guia que escrevi do iPhone pós Jailbreak para mais detalhes deste recurso.

Certifique-se de que seu iPhone está com a redes sem fios ligada e conectada a seu roteador. Você pode ver seu endereço IP do seu iPhone no menu de Ajustes -> Wi-Fi -> Sua rede.

Usando o Filezilla, conecte ao iPhone usando o endereço IP. O login é root e a senha alpine (troque a senha o mais rápido possível).

Navegue até a pasta: /private/var/mobile/Media/iTunes_Control/Music/

Dentro desta pasta Music você verá diversas pastas: F00, F01, F02, etc… Copie todas elas. Elas contém suas músicas mp3.

Para renomear os arquivos de música mp3 você pode usar a mesma técnica que falei, usando o iTunes e arrastando os arquivos para sua biblioteca.

Boa sorte! Qualquer dúvida deixe um comentário.

  • Nice info.. but what about linux variants? how can we copy, transfer, or sync MP3 files to iPhone? In Windows, we can also use iPhon Folder or similar tool to simply copy-paste, transfer and manage files on iPhone.

    • With Linux u can use same method as jailbreak with Mac OS X. 🙂

  • Henrique

    Um programa legal que também faz isso é o SHAREPOD prático e simples