Prompt de Comando DOS Com Abas no Windows

By | setembro 20, 2010

Para quem usa bastante o Windows e precisa abrir o prompt de comando DOS para trabalhar, sabe que esta janela não oferece quase nenhum recurso mais avançado e até para copiar e colar é mais complicado que em qualquer outra aplicação.

Eu uso bastante esta ferramenta com o Oracle SQL Plus e normalmente abro várias janelas, o que dificulta ainda mais a organização visual de todas elas no Windows.

Pensei então em procurar uma alternativa grátis para substituir a janela de comando DOS do Windows e encontrei uma ótima solução chamada Console.

console terminal dos windows

Windows 7 command prompt tabs.jpg

O Console além de oferecer abas para abrir diversas linhas de comando DOS, permite copiar e colar o texto normalmente, customização do pano de fundo e fontes, deixar a janela transparente tipo Mac OS X, e muito mais outras opções detalhadas que a janela comum que vem no Windows permite.

E o Console ainda é grátis, com versões para Windows 32 bits e também 64 bits, é um projeto open source total.

Achei interessante compartilhar esta boa dica com vocês!

Baixe Console para Windows.

Veja mais: Programas grátis e essenciais para baixar no Windows

  • Eduardo Antunes

    Muito bacana!! Mas existe uma coisa que eu gostaria de expressar:

    Nos Windows da linha “NT” (incluindo 2000, XP, 2003, Vista, 7, 2008 e 2008 R2), “DOS” NÃO EXISTE!!!!

    Se você prestar atenção do item que existe no menu do Windows, estará escrito: “Command Prompt”. Não há “DOS” escrito em lugar nenhum.

    DOS refere-se ao kernel de um sistema operacional (OBS: há controvérsias que a classificar o DOS como Sistema Operacional) que foi discontinuado após o Windows Me.

    A linha dos Windows NT não utiliza o DOS como Kernel. Portanto, “Prompt de Comando DOS” é um termo altamente inadequando.