Recebi meu iPhone 4 da operadora Vodafone de Portugal e tive que fazer o jailbreak e desbloqueio de operadora. Resolvi então escrever aqui todo o processo que tive que fazer para que isso contribua para outras pessoas que estão na mesma situação.

Só para esclarecer os termos que uso, Jailbreak e Desbloqueio de operadora são coisas distintas. Jailbreak é a abertura do iPhone para instalar aplicativos não autorizados pela Apple. O desbloqueio só pode ser feito num iPhone com jailbreak. Hoje nem todos iPhones com jailbreak aceitam o desbloqueio de operadora, isso depende da versão do “baseband”, ou dispositivo de comunicação do aparelho.

Como a versão do baseband do meu iPhone 4 é a 1.59.00 com o iOS 4.0.1 eu pude então fazer o jailbreak e desbloqueio de operadora. Atualmente não existe desbloqueio para a versão 2.10.4 do baseband. Se o seu iPhone veio com iOS 4.1, você só poderá fazer o jailbreak.

iphone 4 front back side

Jailbreak e Desbloqueio de Operadora no iPhone 4

Passo 1. Micro SIM Card. O iPhone 4 usa o modelo de Micro SIM card. Eu tive que cortar o meu SIM Card.

Passo 2. Verificar versão do iOS do iPhone para fazer jailbreak. Atualmente você pode fazer jailbreak até na versão 4.1 porém se o seu baseband for o 2.10.4 não poderá desbloquea-lo.

Passo 3. Baixar Limera1n ou GreenPois0n para fazer o jailbreak.

Passo 4. Verificar instalação do programa Cydia dentro do iPhone. Abra ele e através da rede sem fio você atualiza sua versão.

Passo 5. Usar o Ultrasn0w para desbloqueio de operadora. Fiz um guia de como instalar o ultrasn0w. Basta instalar o ultrasn0w e reiniciar o aparelho para que ele seja liberado para todas operadoras.

Problema da Rede de Dados (Internet) do iPhone

Depois que liberar o iPhone para sua operadora, pode ser que a rede de dados 3G ou Edge não funcione. Não se desespere, pode ser apenas um erro de configuração.

Consegui acertar meu problema de acesso através do site apn.blogdoiphone.com.

Basta acessa-lo pelo Safari pela rede sem fios, entrar na opção “Operadoras brasileiras”, escolher sua operadora para configurar o acesso de dados do seu iPhone.