Atualizar Plugin WordPress Automaticamente em Servidor Dedicado

By | novembro 23, 2010

Recentemente passei todos meus sites para um servidor dedicado pela empresa Media Temple, e tenho gostado bastante da experiência de administrar a nova estrutura. Com as ferramentas do Painel de Controle Plesk, posso instalar o que quiser no servidor, fazer as manutenções necessárias e até otimizar meu banco de dados MySQL.

Um dos problemas que tive com a instalação do WordPress foi na hora de testar a atualização automática dos plugins que não funcionava e mostrava uma tela pedindo os dados de FTP para acessar o servidor. Até cheguei a testar colocando minhas credenciais de login de SSH porém ele negava não permitindo acesso para baixar e instalar os novos plugins. A mesma coisa acontecia caso quisesse atualizar a versão do WordPress automaticamente.

Como eu gosto muito deste recurso do WordPress de atualização automática, resolvi investigar por que esta feature tão legal não estava funcionando.

Uma dica era que existisse algum problema com as permissões de escrita nas pastas do WordPress, e então pude fazer alguns testes que me mostraram que o servidor Apache não era proprietário destas pastas e por isso não poderia nunca gravar arquivos nelas.

A solução seria alterar o proprietário das pastas para que fossem do servidor Web Apache.

Primeiramente você deve procurar saber qual o nome que o servidor web está usando para funcionar. Para obter esta informação, crie um arquivo qualquer, por exemplo teste.php na base do seu servidor web contendo as seguintes linhas de código:

<?php echo(exec("whoami")); ?>

Sabendo desta informação, o nome do seu Apache deve ser apache ou httpd. No meu caso era apache mesmo.

Agora o comando que faz a mágica de alterar o proprietário da pasta. Você deve acessar seu servidor via ssh para poder prosseguir e executar um comando de administração.

Observe o comando abaixo. Você deve modifica-lo para que apache seja o nome que você encontrou pelo teste acima do seu servidor web e também para que wordpress seja a pasta do seu site WordPress.

Use no modo de super usuário (acesso root ssh):

su chown -R apache: wordpress

…onde wordpress você deve alterar para sua pasta que contém o wordpress. Ele altera a permissão do sistema de arquivos para que o servidor de Web Apache possa escrever nas pastas do WordPress.

Com esta alteração você conseguirá utilizar os recursos de atualização automática do WordPress.

Leia mais artigos sobre WordPress

  • We noticed that you were having problems installing WordPress. Please contact us at any time through Support Request or Twitter so that we can help you with any problems that you may have. Hope everything else is going well with your services.

  • Tonieletronica

    Olá valeu pela dica, só que aqui no VPS resolvi com o comando chgrp -R apache wordpress, mudando o grupo de usuário para Apache e mantendo o mesmo usuário.