Uma nova ferramenta criada pelo próprio Facebook permite que você faça download de uma cópia de todas suas informações, incluindo suas fotos, vídeos, publicações no mural, mensagens, lista de amigos e toodo o conteúdo que você tenha compartilhado em seu perfil.

Isto é uma parte importante do processo de controle de informações que o Facebook têm trabalhado para tornar sua rede social mais aberta ao usuário.

Mais interessante do que baixar suas informações seria a possibilidade de restaura-las, desta forma você poderia sair do Facebook e voltar quando quisesse. Mas claro que eles não querem lhe dar todo o poder de controle sobre suas informações…Enfim vamos nos contentar com o backup do perfil.

Para fazer backup da sua conta do Facebook, siga os seguintes passos:

Passo 1: Clique no canto direito superior em: Conta -> Configurações de Conta -> “Download de suas informações”

Passo 2: Clique em “Saiba Mais”.

Passo 3: Clique no botão baixar e você verá uma janela de confirmação.

Passo 4: Nesta janela mais uma vez clique no botão “Baixar” e o Facebook enviará um email de confirmação de segurança.

Quando clicar neste botão você verá a seguinte mensagem:

“Seu download está sendo gerado no momento. Você receberá um e-mail quando ele estiver pronto.”

Esse processo de arrumação e envio dos seus dados do Facebook pode demorar alguns minutos, seja paciente que o email demora mas chega.

Quando receber o email, ele terá um link para a página que contém seu backup para baixar em formato compactado zip. Dentro deste arquivo zip que o Facebook preparou, você terá acesso aos seus dados de maneira simples e navegável.

Atualização: Recebi meu email com o backup do Facebook 2hs aproximadamente depois que fiz a solicitação. Portanto, demora mas funciona.