Muita gente não gosta do iTunes, principalmente quem usa o Windows, mas o iTunes juntamente com o iPhone/iPod/iPad formam um casal perfeito para você poder usufruir de toda biblioteca de mídia que tiver. A Apple vem melhorando ainda mais este casamento e com o novo iOS 4.3 trouxe uma novidade interessante juntamente com o iTunes 10.2 chamado de “Compartilhamento Familiar” onde você pode reproduzir qualquer mídia de música presente na sua biblioteca num aparelho iPhone ou iPod Touch conectado a mesma rede WiFi na sua casa.

Funciona assim, você ativa o compartilhamento familiar no iTunes e no iPhone e depois você pode através do aparelho navegar e reproduzir toda sua biblioteca que esta num computador remoto.

Veja como fazer jailbreak no seu iPhone

Para fazer esta configuração você precisa de um dispositivo iPhone, iPad ou iPod Touch com o iOS 4.3 e do iTunes 10.2 ou superior instalado no computador presente na mesma rede WiFi.

itunes iphone

Configurando Compartilhamento Familiar no iTunes

1. Abra o iTunes 10.2 vá no menu Avançado e clique em “Ativar Compartilhamento Familiar”.

Avançado itunes compartilhamento familiar mp3.jpg

2. Entre com sua conta ID da Apple na janela que será aberta em seguida. Se não tiver uma conta da Apple, basta criar uma grátis. Clique em criar compartilhamento familiar para continuar. Se sua conta estiver com os dados corretos você será informado que o compartilhamento foi ativado, clique em “concluído” para finalizar a parte do computador.

iTunes id apple compartilhamento familiar.jpg

iTunes compartilhamento familiar concluido.jpg

Com a parte do iTunes configurada, agora vamos no iPhone/iPod/iPad ativar o compartilhamento familiar.

3. Entre na parte de “Ajustes” -> “iPod”. Digite seus dados da conta ID da Apple na parte de Compartilhamento Familiar.

iPhone ipod apple id

Com o compartilhamento famiiar ativado no seu computador e no dispositivo, agora basta você ir no iPod na seção “Mais” e procurar pelo item “Compartilhados”.

iPhone ipod mais compartilhados

Lá você navega por toda a biblioteca existente no seu computador principal, podendo reproduzir qualquer vídeo ou música através do seu iPhone onde estiver com cobertura de rede.

Se você tem um aparelho de som com dock para iPhone ou iPod, basta conectar e reproduzir suas músicas e vídeos remotamente.