O Windows possui um recurso pouco utilizado pela maioria das pessoas que pode prevenir diversas catástrofes no seu computador como por exemplo, quando ele não inicia mais.

Imagine que seu computador esteja funcionando corretamente e que você possa armazenar o estado de funcionamento do seu Windows, configurações, bibliotecas e tudo que está direito, para que no caso de acontecer qualquer problema puder voltar atrás. Isto chama-se criar um ponto de restauração. O recurso é muito importante assim como um backup dos dados, apesar de tão inutilizado pelos usuários.

Veja aqui como criar um ponto de restauração no Windows 7


windows 7 logo

O ponto de restauração é recomendado nos seguintes casos:

  • Quando instalar um novo periférico (impressora, webcam, etc) no computador.
  • Instalar um novo programa que precise de muito espaço, faça muitas alterações no sistema.
  • Antes de uma atualização de segurança do Windows
  • Antes de qualquer atualização grave no Windows

Criando Um Ponto de Restauração no Windows 7

Veja como criar um ponto de restauração no Windows XP

O jeito mais fácil de criar um ponto de restauração no WIndows 7 é abrir o menu Iniciar e digitar “criar restauração” e você verá o atalho para acessar o modo de “Criar ponto de restauração”.

Windows 7 criar ponto restauração

Clique na opção para abrir este módulo do Windows 7

Windows 7 propriedades do sistema criar restauracao.jpg

Neste ponto você estará na janela de “Propriedades do Sistema”. Logo mais embaixo encontra-se o botão “Criar”. Clique nele.

Windows 7 criar ponto restauracao

Agora basta digitar um nome que identifique o ponto de restauração, algo como “antes instalação impressora”, ou “antes instalação do novo tema”, qualquer coisa que o lembrar desta situação.

Windows 7 criando ponto restauracao.jpg

Pronto, o Windows leva um tempinho para criar este ponto de restauração mas você agora estará mais protegido (nunca imune) para qualquer problema que tenha nos arquivos essenciais que fazem o Windows inicializar ou funcionar corretamente. Quando o Windows tem algum erro ele vai te perguntar se quer retornar ao ponto de restauração e ai você verá como foi útil cria-lo.

Boa sorte e que você nunca precise usar de um ponto de restauração do Windows 7!