Com o uso do computador, ao gravar novos programas, documentos, filmes, músicas e tantos outros arquivos em diversas pastas, vamos perdendo controle do espaço utilizado até chegar num ponto que seu disco está cheio e você não sabe mais o que apagar.

As vezes para liberar espaço não adianta nem desinstalar programas pois existem arquivos temporários que não são devidamente apagados. O problema é que o Windows não oferece uma visão geral de como está a divisão do espaço do seu disco.

Um bom programa grátis que ajuda a visualizar e recuperar espaço no seu disco rígido chama-se Space Sniffer.

space sniffer windows

O Space Sniffer monta um mapa de ocupação do espaço do seu disco rígido em pastas e arquivos pelo seu tamanho, separado por cores que ajudam a visualização. Ao clicar numa pasta ele abre seu conteúdo.

Existe opção também de acrescentar tags de cores aos arquivos e assim você pode mapear seu crescimento. para acrescentar uma tag entre com a combinação de teclas CONTROL+1 (tag vermelha).

Outra bom recurso é de filtro por nome, data ou por tag. Digite *.jpg na caixa de filtro para mapear figuras com essa extensão.

Os filtros podem ser combinados, por exemplo: *.jpg;>1mb;< 3months;|:yellow

Seriam filtrados arquivos jpg com mais de 1mb de tamanho e menos de 3 meses de criação, com a tag amarela.

O Space Sniffer nem precisa ser instalado, pode ser levado num pen drive ou disco externo, é uma ótima ferramenta para ajudar a resolver problemas de espaço no seu Windows. Eu recomendo.

Gostaria muito de encontrar um programa semelhante para Mac OS X.

Baixe o Space Sniffer (Site Oficial)