Uma boa medida para proteger seu computador, no trabalho ou em casa, é colocar uma proteção de tela com senha, que bloqueie automaticamente após um ou dois minutos. Isso faz com que você não tenha que se preocupar com sua segurança toda vez que sair de perto do computador, de alguém espionar seu trabalho ou simplesmente dar aquela olhadinha no que está fazendo.

No Windows você pode colocar sua proteção de tela de login, que então pedirá sua senha de acesso ao computador após um determinado tempo.

Uma maneira bem prática de automatizar esse processo de bloqueio do computador é usar de uma chave no pen drive para que o sistema seja desbloqueado quando você o inserir na porta usb, e da mesma forma bloqueado quando você retira o pen drive.

predator lock windows

Um programa grátis que faz isso chama-se Predator. Enquanto você estiver trabalhando, execute o Predator e coloque seu pen drive na porta USB.

Quando quiser se ausentar, basta remover o pen drive que o computador é bloqueado. Ao retornar e reinserir o pen drive, você nem precisa digitar senha que o computador é automaticamente desbloqueado.

A versão do Predator grátis faz exatamente isso, mas se você precisa de recursos mais avançados existe a versão Pro que envia alertas de segurança via email, sms e até twitter.

O Predator funciona nos Windows XP SP3, Server 2003, 2008, Vista e Windows 7.

Página oficial do Predator