É difícil chegar a um consenso sobre os melhores programas para o iPhone, iPad e iPod Touch, mas a gente tenta. A loja da Apple tem milhares de opções e cada dia que passa aparecem novos títulos. O que posso afirmar e ter certeza é que no meu aparelho eu tenho os meus favoritos e resolvi descrever eles aqui e compartilhar com todos na internet a minha opinião.

O meu iPhone possui jailbreak e além da App Store da Apple posso usar a loja Cydia, mas a lista a seguir é somente de programas oficiais.

Se você tem um iPad, pode querer ver a lista dos 30 melhores programas, se não continue lendo este artigo.

Escrevi uma lista dos melhores programas do Cydia para quem possa interessar.

Desde que escrevi a minha primeira alista dos 10 melhores aplicativos para iPhone em 2009 até a última lista de melhores programas para iPhone e iPad de 2010 e também a lista com os jogos mais vendidos, muita coisa mudou com a nova versão do iPhone 4, com mais processador e também uma excelente câmera com flash e foco automático.

Reuní então 20 títulos que estão instalados no meu iPhone 4 e que acredito que são excelente opções para todos vocês.

Leia também! Veja como fazer jailbreak do iPad 2 ou iPhone 4S

Veja como instalar o Installous no seu iPhone ou iPad

Top 20 Melhores Programas iPhone, iPad e iPod Touch

Camera+​ for iPhone, iPod touch, and iPad on the iTunes App Store.jpg
Camera+ ($1): O Camera+ é o melhor aplicativo para tirar fotos no seu iPhone, iPad ou iPod Touch. Ele permite controles avançados para a camera, editar e melhorar as fotos e também compartilhar na internet nas principais redes sociais. Substitui o programa de camera padrão do iPhone de forma que você nunca mais vai lembrar dele.

WeatherPro for iPhone, iPod touch, and iPad on the iTunes App Store.jpgWeatherPro ($1.99): Quem gosta de saber a previsão do tempo, o WeatherPro é perfeito pois traz a previsão de quase todos lugares do planeta com temperaturas máximas e mínimas e outros detalhes avançados. Ele mostra também um vídeo com as últimas fotos do satélite em animação.

BeejiveIM with Push for iPhone, iPod touch, and iPad on the iTunes App Store.jpgBeejiveIM with Push ($9.99): O BeejiveIM é um aplicativo caro mas ele é considerado o melhor para mensagens instantâneas existente para o iPhone. Compatível com Messenger, Facebook, Yahoo, Google Talk, ele ainda funciona com mensagens push onde você não precisa estar com ele aberto o tempo todo para ficar online.

Reeder for iPhone, iPod touch, and iPad on the iTunes App Store.jpgReeder ($2.99): O Reeder é um leitor de feed RSS que sincroniza com o Google Reader. Para quem é viciado em leitura dinâmica na internet e gosta de ler muitos blogs e sites via feed RSS é perfeito. Além de sincronizar as matérias lidas com o Google Reeder você pode também marcar os favoritos e encaminhar por email ou compartilhar na maioria das redes sociais.

Documents To Go® - Office Suite for iPhone, iPod touch, and iPad on the iTunes App Store.jpgDocuments To Go ($9.99) O Office no iPhone, criado para quem usa o aparelho no escritório para trabalhar e precisa lidar com planilhas e outros arquivos do Office. O Documents to Go permite que você abra e edite estes documentos do Office diretamente no seu iPhone. É um Office para iPhone e indispensável no dia-a-dia da sua empresa.