Para quem não sabe o WordPress é uma interface de administração de milhões de blogs e sites na internet (Inclusive deste). Se você quer ter um domínio com seu nome do tipo www.seunome.com a melhor coisa que deve fazer é instalar o WordPress para administrar suas páginas. É muito fácil e eu posso ajudar.

Quem já usa o WordPress, se você atualizou para a versão 3.0 ou superior talvez tenha reparado que agora existe uma nova opção chamada de “Menus” que fica na seção “Aparência”, onde você pode criar menus customizados e colocar onde quiser nas suas páginas.


wordpress logo.jpg

Mas para isso, seu tema precisa ter o suporte a menus customizados, isto é, você precisa ativar esta opção, desta forma você deve fazer algumas alterações no código do seu tema antes de poder aproveitar este novo recurso do WordPress.

wordpress aparencia menus

Vá na parte de edição do seu tema do WordPress, edite o arquivo functions.php para acrescentar ao final este pedaço de código (insira antes do fechador do PHP “?>”):

	add_action( 'init', 'register_my_menus' );
		 
		function register_my_menus() {
		register_nav_menus(
		array(
		'menu-1' => __( 'Menu 1' ),
		'menu-2' => __( 'Menu 2' )
		)
		);
		}

Este código dá suporte a dois menus no seu tema, repare nos nomes que escolhi (menu-1 e menu-2) para alterar para outros de sua escolha. O texto “Menu 1” e “Menu 2” são para visualização no painel do WordPress e você deve alterar também. Caso queira apenas um menu você pode editar este código para remover o menu-2.

Depois que alterar o functions.php, quando você for na nova parte de menus do WordPress verá que seu tema tem suporte para inserir dois “menus customizados” (caso você tenha feito exatamente como eu mostrei acima).

Agora temos que editar o tema do WordPress para posicionar o menu onde ele deverá aparecer. Edite o arquivo correspodente do seu tema, header.php, single.php ou index.php para inserir o código que chama o menu.

 'menu-1' ) ); ?>

Faça a mesma coisa com o menu-2.

Para mais informações vá na descrição da função wp_nav_menu do WordPress