Recentemente foi espalhada na internet uma página com o nome de “Mac Defender” que dizendo ser um anti-vírus, se aproveitava de alguns usuários inexperientes para instalar um malware em computadores Mac.

Logo muita gente saiu dizendo que era a prova que Mac também tem vírus assim como o Windows. Claro que isso é um exagero enorme.

Este “malware” para Mac foi um caso excepcional onde o usuário tinha que aceitar a instalação de um programa e ainda colocar sua senha de administrador para que ele fosse instalado. Na minha opinião é muita inocência, bem diferente de vírus para Windows que se instalam sem ao menos você notar ou ter que colocar alguma senha.

20110 mac defender macsecurity macprotector

Evitando Instalação do Mac Defender

Se por acaso você se deparar com uma página da internet se dizendo “Mac Defender”, “MacProtector” ou “MacSecurity” você deve apenas sair desta página e fechar o navegador Safari, Firefox ou Google Chrome.

Em alguns casos seu navegador vai baixar automaticamente o “Mac Defende”. Você deve imediatamente cancelar a instalação e remover o arquivo baixado na sua pasta de Transferências.

Se for preciso terminar o Navegador, use o conjunto de teclas (Mac OS X v10.5 ou superior): Command + Option + Shift + Esc por 3 segundos.

Se o Malware foi Instalado, o Que Fazer?

Nunca inserir dados de cartão de crédito em qualquer situação.

Vá na sua pasta de aplicativos e procure pelo Monitor de Atividade, iniciando-o.

Monitor de Atividade malware

No Monitor de Atividade escolha a opção “Todos os Processos” para que ele exiba todos os programas iniciados.

Na coluna do “Nome do processo” procure por MacDefender, MacSecurity ou MacProtector e o selecione.

No canto esquerdo superior clique em “Encerrar Processo”.

Abra a pasta de Aplicativos novamente e procure por MacDefender, MacSecurity ou MacProtector, arraste este programa para a lixeira. Clique na lixeira e escolha “Esvaziar lixo”.

Atualização de Segurança

A Apple disponibilizou uma atualização de segurança do Mac OS X especialmente para criar uma defesa contra este malware. No seu Mac, clique na maçã e em seguida em “Atualização de Software” para instalar este patch.

Compre na China, Frete Grátis para o Brasil