Muita gente não sabe que o iPhone e iPad podem servir para visualizar documentos do Microsoft Office, Word, Excel, Powerpoint e também arquivos PDF. Para isso basta um programa adequado para poder abrir estes tipos de arquivos. Se você já tem um programa no seu iPhone que faça a visualização, deve saber também como transferir os documentos que estão no computador através do iTunes.

Existem programas pagos e grátis para visualizar documentos no iPhone e iPad, escrevi aqui sobre as duas opções para agradar mais e menos abonados.

Leia também: 30 Melhores programas para iPad

Método Grátis Para Visualizar Documentos no iPhone e iPad

dropbox logo

Instale o aplicativo Dropbox.

O Dropbox é um serviço muito útil de compartilhamento de arquivos no Windows, Mac OS X e também dispositivos móveis.

A conta grátis dá direito a 2GB de espaço e você baixa um programa para transferir os arquivos do seu PC ou Mac. A instalação é simples e fica totalmente integrado ao sistema de arquivos do seu computador, desta forma você pode copiar os documentos arrastando ou então copiando e colando para a pasta do Dropbox.

Instalando o aplicativo do Dropbox para iPhone e iPad você pode acessar todos os documentos, fotos, vídeos que estão armazenados na sua conta.

Dropbox for iPhone, iPod touch, and iPad on the iTunes App Store

A imagem acima mostra o aplicativo do Dropbox funcionando no iPhone. Veja que todos as pastas e documentos podem ser visualizados. Você ainda pode carregar fotos e vídeos do seu iPhone para sua pasta do Dropbox.

O Dropbox serve também como disco externo de backup e compartilhamento de arquivos com seus amigos ou pessoas no trabalho. Você pode escolher quem tem acesso e a que pasta.

Aplicativos Pagos Para Visualizar Documentos no iPhone e iPad

Um programa que tenho no meu iPhone chama-se “Files Pro : Document Reader” $2.99.

Files Pro _ Document Reader for iPhone, iPod touch, and iPad.

O Files Pro consegue abrir os documentos mais comuns, Word, Excel e PDF, músicas e vídeos em alta resolução com um navegador de alta qualidade.

Transferir Documentos do Computador Para o iPhone ou iPad

Enquanto no Dropbox você transfere seus documentos via internet, outros programas como o Files Pro requerem que você use o iTunes.

Para transferir documentos no iTunes, você precisa ter o Files Pro instalado no seu iPhone ou iPad.

iTunes aplicativos compartilhar arquivos

Conecte seu iPhone ou iPad, clique nele e na aba de Aplicativos e desca até a seção de Compartilhamento de Arquivos, escolha o programa que você usa para ler documentos, no meu caso foi o Files Pro.

Na janela da direita clique em “Adicionar” para navegar e escolher quais arquivos deseja transferir para o aparelho.

Leia também: 30 Melhores programas para iPad

Compre na China, Frete Grátis para o Brasil