Internet

Gosta de Escrever? Crie um Site e Ganhe Dinheiro Online

Muita gente gosta de escrever e poderia estar compartilhando seus conhecimentos com outras pessoas, por que não fazer isso através da internet criando um site. Você ainda pode tornar seu hobby um modo lucrativo de complementar sua renda mensal pois existem várias maneiras de rentabilizar um site. Hoje em dia existem todas as ferramentas necessárias para fazer isso grátis, basta que você acrescente o principal que é o conteúdo.

Tenha foco num bom conteúdo, uma estratégia de marketing e o resto vem com persistência, tempo e trabalho.

Vamos começar falando das ferramentas disponíveis na internet para criar o seu negócio online. Vou separar em meios de publicação e marketing já sendo uma estratégia de negócio. Publicar conteúdo produzido e depois distribuir, fazer o marketing nas redes sociais. Blogger, Tumblr, WordPress, Facebook e Twitter, muitos nomes e serviços que podem trazer dinheiro para você.

Hoje em dia temos os seguintes meios de publicar informações na internet:

Publicar textos e criar um negócio online:

Com estas ferramentas você consegue publicar textos grandes, construir o site da sua marca ou negócio.

Ferramentas: Site www/Blog (WordPress.org , wordpress.com, Blogger ou Tumblr)

Compartilhar informação (marketing):

Nas redes sociais você compartilha o seu conteúdo, faz a sua propaganda e atrai visitantes e potenciais consumidores e clientes para o seu site principal.

Ferramentas: Twitter, Facebook e outras redes sociais.

Como começar um site?

Minha regra de ouro é: Não gastar dinheiro até você começar a fazer dinheiro.

Todas as ferramentas que apresento aqui são grátis. Isto é, para produzir, fazer marketing e dinheiro você não precisa gastar nada, só o seu tempo. E quando começar a ganhar um pouco, pode analisar se vale a pena gastar algum para ganhar ainda mais.

Gerenciador de Conteúdo

Você precisa de um gerenciador de conteúdo para poder escrever, editar e controlar comentários. Alguns sites como o Tumblr, Blogger e WordPress.com já entregam o espaço e gerenciador instalado.

Criar seu site no Blogger ou no Tumblr é muito fácil. Ambas ferramentas são grátis e tem recursos de sobra para você poder começar a escrever, são flexíveis para colocar o tema visual que achar melhor e também permitem customizações avançadas que você precisa na medida que entender melhor como funciona seu site. Nestes serviços a princípio você fica com um endereço www da marca Blogger ou Tumblr, algo como seunome.blogger.com. Digo a princípio pois como você está começando ainda não vai ter certeza de que quer comprar seu nome na internet para ter algo do tipo www.seunome.com. E quando você resolver fazer isso, o Blogger e Tumblr permitem redirecionar esse www para seus servidores mas isso é algo que você pode se preocupar depois.

Se quiser garantir seu nome na internet compre o domínio www.seunome.com e depois veja como integra-lo ao Blogger ou Tumblr. Não é muito complicado.

Uma opção mais avançada é ter seu próprio servidor e domínio na internet www.seunome.com. Para isso deve contratar um serviço de hospedagem confiável como do Media Temple. Nesta opção você deve instalar o WordPress, um gerenciador de conteúdo grátis e usado por milhões de blogueiros na internet. Não recomendo para iniciantes pois você vai ter mais dor de cabeça e não vai poder se preocupar em escrever. Se você tem um Mac em casa pode instalar o WordPress localmente e fazer um test drive.

Customizando Seu Site

Se você já tem o seu site no ar, agora deve fazer as customizações básicas para deixa-lo com a sua cara. Você não vai saber criar um tema para WordPress ou editar html de primeira, mas algumas coisas básicas você deve alterar, tais como:

  1. Colocar seu logotipo, banner da sua marca.
  2. Alterar cores e disposição das informações.
  3. Inserir ferramentas de interatividade e integração com as redes sociais como Facebook e Twitter. Recomendo o botão de Tuitar, do Google +1 e também de curtir do Facebook. Outro obrigatório é o botão de compartilhar o artigo no Facebook assim como em outras redes sociais populares.
  4. Inserir o contador de estatísticas do Google Analytics e Sitemeter. Recomendo colocar os dois. Veja como instalar o Google Analytics no seu site.

Rentabilizando (Gerando Dinheiro)

Rentabilizar um blog é um desafio que deve ser encarado apenas após você estabelecer seu site. Os anúncios poluem as informações e podem as vezes afastar possíveis leitores se não forem cuidadosamente colocados nos lugares corretos. Foque no seu conteúdo e coloque uma meta, por exemplo, ativar os anúncios apenas depois de 100 artigos escritos.

A maneira mais fácil de colocar anúncios no seu site é usar o programa do Google Adsense. A conta é grátis, e o Google cuida de tudo para você, desde pegar os anúnciantes até o depósito de dinheiro na sua conta. A sua tarefa é escolher os blocos de anúncios que deseja e colocar em áreas específicas do seu site. Você pode colocar 3 blocos de anúncios de texto ou imagem mais 3 de links. O interessante e mágico é que os anúncios são dinâmicos, isto é, só aparecem propagandas de temas que combinem com seu texto, com seu negócio. Se você falar de tecnologia os anúncios que serão mostrados serão de informática, se você falar de religião, serão anúncios de religião.

Da mesma forma que você coloca uma foto, você insere um anúncio. É um bloco de código em javascript, basta copiar e colar onde quiser mostra-lo.

Eu recomendo usar o anúncio de 336 pixels logo abaixo do título do artigo. É onde as pessoas reparam mais e também clicam mais. E você ganha por clique, e precisa de muitos cliques para gerar uma boa receita. Quando as pessoas clicam estão saindo do seu site, então é sempre bom maneirar no número de links que existem para ser clicados.

Veja o mapa a seguir criado pelo Google que mostra as áreas mais rentáveis para se colocar anúncios em sites.

Na interface do Google Adsense você pode escolher o tamanho do anúncio e também as cores do texto e fundo para melhor combinar com as cores do seu site. Quanto mais ele ficar misturado ao seu conteúdo, melhor a aparência do seu site e mais cliques para sua conta.

Dica: Escrever no seu site e ter visitantes é mais importante do que colocar anúncios. Crie seu bom conteúdo e tráfego para depois se preocupe em rentabilizar.

Integração Com Twitter e Facebook

A internet está cada vez mais dinâmica e socialmente integrada.

As pessoas não lêem mais jornais ou sites específicos mas sim um fluxo de informações que o próprio leitor cria a partir das fontes que confia, tais como amigos do Facebook ou pessoas que seguem no Twitter.

Não basta ter um site e não ter presença nas redes sociais. Os seus amigos do Facebook e seguidores do Twitter devem ficar sabendo a cada vez que você publicar algo novo no seu site. Assim como devem poder curtir e compartilhar seus artigos de forma fácil nestas redes.

Você deve ter uma conta no Facebook e criar uma versão da sua página lá dentro. O Facebook oferece uma maneira fácil de criar uma página. Tendo sua página no Facebook, os seus amigos poderão ler seus artigos em seus murais, curtir e compartilhar.

Veja como criar sua página no Facebook

Depois que criar sua página no Facebook, você deve convidar seus amigos para participar dela. Assim quando tiver algum artigo novo eles saberão e poderão ler. Desta forma você cria uma comunidade fiel e crescente de pessoas que admiram o que você escreve ou do produto que representa.

Uma maneira fácil de publicar automaticamente seus artigos do site é usar o serviço dlvr.it. O Dlivr.it pega as informações do seu site através do Feed RSS e publica automaticamente na sua conta do Twitter e na sua página no Facebook. Sempre que houver algo novo, ele já publica e menos uma coisa pra você se preocupar.

Escrever e Colher os Frutos

Depois que você criou seu site, mesmo que ele seja muito feio e nada original, o que vai contar sempre é o seu conteúdo. Portanto, você precisa trabalhar nele para que com o tempo possa começar a colher os frutos. Não é fácil e no começo pode ser bastante desestimulante, achar que esta escrevendo para ninguém ler. Mas deixando um texto publicano na internet, uma mágica acontece. Alguém acaba por esbarra nele através de uma pesquisa do Google, para, lê, e se gostar, volta, conta para os amigos as engrenagens começam a trabalhar sozinhas. Hoje ainda é mais fácil pois compartilhando nas redes sociais você cria um relacionamento mais fidelizado com seus leitores, clientes e consumidores. Não importa o que você faça, se fizer bem, as pessoas gostam e voltam. É assim em qualquer negócio e na internet também.

Alguns artigos que recomendo leitura e falam mais sobre o assunto:

Dicas práticas para criar um blog fácil em poucos passos

Como Ganhar Dinheiro Online Escrevendo Em Blog

Comments
To Top