Uma amiga precisava de uma ajuda com o computador da mãe que tinha instalado tantos vírus no computador que ele nem funcionava mais. Sabe-se que na maioria dos casos de invasão para instalação de vírus, malwares e cavalos de tróia, o dono do computador mal informado ou com pouca experiência é que autoriza. E esse era um caso típico.

No Windows eu tenho o Microsoft Essentials instalado, ele é bom e grátis. Na empresa gosto do Kaspersky para proteger servidores. coisa que o Microsoft Essentials não faz.

O problema é quando o vírus já entrou no computador e comprometeu o sistema operacional, e então instalar um antivírus destes não adianta muito pois eles funcionam com o Windows já carregado. O que precisamos é de um antivírus que faça o trabalho de limpeza de forma externa e nestes casos o recomendável é usar um CD de inicialização (boot) ou remover seu disco e limpar, conectando em outro computador.

O Kaspersky Rescue Disk 10 é um excelente antivírus, que funciona a partir do CD de inicialização e uma ferramenta que você deve ter em casa para qualquer emergência.

Como você deve fazer para usar o Kaspersky Rescue Disk 10?

1. Baixe o arquivo ISO do Kaspersky Rescue Disk 10 [197 MB].

2. Agora você tem no computador o arquivo kav_rescue_10.iso que é a “imagem” ou backup de um CD. Precisamos gravar esta imagem para o CD.

3. Baixe e instale o programa CDBurnerXP que permite gravar imagens ISO para o CD.

4. Quando você tiver o CDBurnerXP instalado, abra ele e escolha a opção “Gravar Imagem ISO” e depois escolha o arquivo ISO que você baixou.

5. Quando terminar de gravar o CD, agora é só inicializar o computador com ele dentro para limpar qualquer vírus sempre que precisar. O programa tem uma interface fácil de usar.

Quando inicializar o CD do Kaspersky Disk Rescue 10 ele permite inclusive baixar as definições de antivírus atualizadas se você estiver conectado na internet.

O Kaspersky Disk Rescue 10 funciona nos Windows XP, Vista e 7 em versões 32 e 64 bits.