Recentemente escrevi um post sobre uma lista que criei com alguns dos melhores celulares de 2011 e muita gente gostou, pedindo minha opinião sobre outros produtos eletronicos, como por exemplo, câmeras de vídeos. Para ser sincero, eu nem tenho uma, acho que para não-profissionais, a maioria das máquinas de fotografia já fazem um vídeo com qualidade suficiente, mas com certeza com menos recursos. Existem pessoas que dão muito valor ao vídeo com qualidade, então devem pesquisar bastante na hora de comprar pois existem diversas opções no mercado..

Escolhi então 5 excelentes câmeras de vídeo para montar uma lista com seus aspectos técnicos e agradar ao público que precisa deste tipo de informação, uma referência que serve na hora de comprar, ficando mais difícil se arrepender depois. Claro que a lista é apenas uma recomendação, não representa nenhum tipo de ranking oficial e com certeza existem outros modelos interessantes no mercado.

Só para notar que todas cameras abaixo gravam em 1080p full HD, ou seja, a alta definição virou padrão. O problema sempre é manusear estes arquivos enormes de vídeo, note para o tipo de compactação delas na hora de escolher a sua camera pois isso pode te poupar horas de edição. Eu não deixo nada no meu computador, coloco tudo no Youtube e deixo lá armazenado, mas isso sou eu e outras pessoas podem ter outras idéias melhores.

Lista das Melhores Cameras de Video (Filmadoras) de 2011

1. Sony HDR-CX300

A Sony HDR-CX300 conta com um excelente sensor de imagem Exmor R CMOSE e zoom ótico de 12x. Ainda conta como diferencial um painel touch screen de navegação. Ela tira fotos em 7MP. Outra vantagem é ser extremamente compacta com 52 x 64 x 125mm. Uma disvantagem é ter apenas 16GB de memória para armazenamento, com expansão via cartões SD, SDHC ou SDXC. Grava em baixa resolução (LP) até 395 minutos contínuos.

2. Panasonic HDC-HS250K

A Panasonic HDC-HS250K possui um sistema inteligente de qualidade de vídeo chamado iA, detecção de faces na filmagem e outros ajustes automáticos que fazem desta camera uma excelente opção para iniciantes. Ela possui um HD interno de 120GB para armazenamento, sistema de estabilização de imagem O.I.S. (Optical Image Stabilization), além de zoom ótico com 12x.

3. Canon Vixia HF21

A Canon Vixia HF21 é uma opção excelente para ambientes com pouca luz. Ela consegue, com seu sensor de 3.89MP, gravar em ótima qualidade mesmo quando a iluminação é insuficiente e ainda conta com zoom excelente de 15x. Assim como a Panasonic ela consegue detectar faces com facilidade, o que ajuda bastante quando se está registrando um aniversário ou cenas que envolvem muitas pessoas. Para armazentamento, possui uma memória interna de 64GB, além de permitir cartões do tipo SDHC. Os vídeos são gravados compactados em MPEG4-AVC / H.264 o que representa uma vantagem enorme na hora de armazenar os enormes arquivos criados em 1080p. A Canon HF21 é uma camera topo de linha com inúmeros recursos e excelente qualidade de vídeo e foto.

Preço sugerido de $699.00 nos EUA.

4. Panasonic HDC-TM700K

A Panasonic HDC-TM700K possui um sistema único de gravação progressiva em 1080p que produz um vídeo de excelente qualidade e nitidez devido ao fato que grava duas vezes mais informação do que no modo comum interlaçado utilizado por outras câmeras. Ela possui uma lente impressionante Leica Dicomar com zoom de 18x inteligente acompanhado de um ótico de 12x. O som gravado é nada menos que em 5.1 canais Dolby Digital através de um microfone montado em seu topo. Para armazenar ela conta com uma memória interna de 32GB e uma entrada de cartão extra para expansão. Uma qualidade desta câmera são suas entradas e conexões: saída de vídeo HDMI, porta USB port, saída de vídeo componente, entrada de microfone e um conector de fones de ouvido.

5. Sony HDR-CX560V

Contando com um sensor Exmor R CMOS sensor que permite excelentes imagens de vídeo e de fotografia em 1920×1080 Full HD 60p e fotos até 12MP, além de 64GB de armazenamento que suportam 26 horas de gravação, a Sony HDR-CX560V é talvez a melhor câmera no mercado no nível de preço até cerca dee $1000 dólares. Esta câmera ainda conta com uma excelente lente de 26.3mm, grande angular, que ainda grava no formato de cinema 24p, produzindo um resultado impressionante de filmagem para uma câmera deste porte. Sua interface é facil de usar, toda em touch-screen, e integra ainda um GPS para marcar a localização das imagens gravadas.