Escrevi um artigo sobre como criar um modelo de currículo profissional em 2007 que nunca imaginei que fosse um dos mais populares e acessados deste site. Isso mostra o quanto as pessoas precisam deste tipo informação preciosa sobre como criar um bom currículo que pode valer um emprego.

A maioria dos profissionais das empresas procura por candidatos online e isso é uma informação importante para quem procura emprego. Cadastrar seus currículos digitalizados nos sites especializados é quase que uma obrigação, logo cria-los de uma forma organizada com cuidado nos estilos visuais, fontes e formatação também é.

Usando o Word Para Criar Currículo: O Word é o editor de textos preferido das pessoas, mas existem alternativas grátis como o OpenOffice e também na internet como o Google Docs. O Google Docs é inteiramente grátis e permite criar textos e planilhas, salvando no formato do Microsoft Office inclusive.

Uso correto do português: Se você não se garante no português, utilize um corretor ortográfico sempre. Erros de português são fatais e totalmente eliminatórios. Peça alguém para ler e te ajudar se for o caso. O Google Docs possui corretor ortográfico online que pode te ajudar assim como o Word também.

Fontes Preferidas: As melhores fontes, criadas para serem lidas com mais facilidade, são Georgia e Times News Roman. Procure ajustar o espaço entre as linhas para algo em torno de 120% pois isso facilita ainda mais a leitura. Evite também justificar o texto pois isso desvia o olhar para o canto da página, atrapalhando a concentração da leitura.

Conteúdo, Carreira e Conhecimentos: Dê foco no que você realmente sabe bem, no que já conseguiu realizar profissionalmente relevante e o que é mais importante para sua carreira. Existem currículos que listam dezenas de conhecimentos mas sem qualquer prioridade. Desta forma quem está lendo fica sem saber no que você é melhor.

Fale dos benefícios que a empresa teria ao te contratar ao invés de dizer qual o seu objetivo de carreira.

Adapte o currículo para a empresa que você será candidato. Isso torna a sua chance muito melhor quando o empregado vê que você criou algo especial para aquela oportunidade.

Aproveite da Tecnologia no Seu Currículo: Coloque uma boa foto (mas uma realmente boa, pergunte a sua família e amigos na hora de escolher), sempre que puder fazer uma referência a uma empresa que trabalho, você poderá incluir o link (endereço na internet) dela já no texto para quem estiver lendo possa clicar e acessar rapidamente.

Mantenha Presença Online (boa): Crie uma página na internet com seu currículo. O Google tem uma ferramenta grátis para criar sites. Uma opção talvez mais fácil e quase que obrigatória para os profissionais atualizados é ter um perfil na rede social Linkedin. O Linkedin tornou-se o cartão de visitas digital dos dias de hoje, o acesso é grátis e lá você pode montar todo seu currículo, histórico profissional e até receber recomendações de colegas de trabalho.

RH e as Redes Sociais: Evite ter um perfil em redes sociais que mostre seu lado “menos profissional”. Os setores de RH estão de olho no Facebook e Orkut na hora de escolher os profissionais. Eles olham suas fotos, o que você gosta de fazer, os seus hobbies, se escreve certo ou errado, se fala palavrão, e qualquer coisa que possa influenciar na hora da competição com outros candidatos. Fique alerta.

Modelos de Currículos: Se você está sem idéias para começar a escrever seu currículo, escrevi um artigo com alguns modelos grátis de currículos. O Google Docs também tem a sua seção de modelos de currículos grátis.

Outras Dicas Essenciais na Hora de Escrever Currículo

  1. Explique sua última demissão como sendo parte de contenção de gastos da empresa
  2. Foque nos seus melhores históricos, não mencione que foi demitido.
  3. Não fale mal da sua empresa anterior ou do seu ex chefe.
  4. Não minta sobre qualquer aspecto de onde tenha trabalhado.
  5. Coloque uma lista de pessoas que possam dar referências.
  6. Reformate o currículo para dar ênfase nas suas funções executadas e não no histórico de tempo.