No dia 12 de agosto de 2011 afim de melhorar o nível do do seu serviço de pesquisa o Google mudou seu algoritmo do índice que monta o ranking dos milhares de blogs e sites na internet. A empresa já havia realizado esta alteração no seu índice americano em fevereiro,que afetaria apenas endereços na web na rede dos Estados Unidos, mas depois outra foi realizada em abril para mais idiomas. Aparentemente a alteração foi bem sucedida e agora foi expandida para todo o resto do mundo.

Apesar do Google dizer que a alteração afeta 6-9% das pesquisas realizadas na internet, para alguns sites foi uma medida drástica com quedas de tráfego em até 50%. Enquanto o Google diz que a mudança é para melhorar o nível do resultado de suas pesquisas, filtrando milhares de site que copiam conteúdo, é fato que muitos sites são afetados sem terem qualquer culpa no cartório.

Para o Google os sites devem seguir uma cartilha de bom conteúdo original, bem escrito, onde a pessoa que está buscando algo na internet fique satisfeita com o resultado apresentado quando procura o serviço www.google.com. Embora muitos sites sigam exatamente esta recomendação, eles ainda podem ser afetados na alteração do algoritmo, e o Google sabendo disso recomendou que os webmasters reclamem na página do Forum, o que parece ser mais uma grande vala de reclamações que vão pro limbo.

Se você foi afetado pela alteração no algoritmo do Google, deixe seu comentário para irmos acompanhando o progresso da recuperação de visitantes. O jeito é sempre continuar o trabalho como se nada tivesse acontecido, escrevendo bom conteúdo e contando com as redes sociais para fazer seu marketing. Boa sorte a todos webmasters.