A Apple em breve vai descontinuar o falido serviço MobileMe, provavelmente quando anunciar o iOS 5 juntamente com o iPhone 5. Mesmo sendo um serviço não muito popular, eu o usava para sincronizar meus contatos do iPhone via push. Os contatos automaticamente eram mantidos no servidor do MobileMe e também no celular. Eu nunca acesso a página do MobileMe mas como backup funcionava muito bem.

Como o serviço do MobileMe vai acabar, provavelmente a Apple vai lançar algum substituto, mas não quero mais depender de um sucesso ou fracasso do que virá por aí. Achei melhor migrar meus contatos do MobileMe para o Google. Escolhi o Google pois já utilizo o Gmail e tenho alguns contatos por lá.

Na minha situação eu tinha alguns contatos organizados no Google que também tinha no iPhone, mas a referência deveria ser o iPhone pois estava ainda mais atualizado.

Como fazer esta migração dos contatos do MobileMe para o Google sem duplicar os contatos e sem perder os contatos do iPhone?

A forma que eu encontrei para migrar do MobileMe para o Google:

1. Acessar o site MobileMe. Selecionar todos contatos e exportar vCard. Quando eu baixei este arquivo para o PC, ficou com um tamanho bem pequeno de 56k que até estranhei, mas quando abri com o bloco de notas pude perceber que todos contatos estava ali.

2. Importar o arquivo exportado de vCard para o Google. Abra o Gmail vá em contatos na opção importar.

3. Dentro da lista de contatos do Google, você verá um novo grupo de contatos “importado em xx/xx/2011”. O Google deixa os contatos importados num grupo separado para que você veja se está tudo ok.

4. Na listagem geral de contatos do Google, selecione todos os contatos e depois vá na opção “Mais” -> “Encontrar e mesclar duplicatas..”. Com esta excelente e mágica opção, o Google junta todos os dados dos contatos que estiverem duplicados.

5. Depois que verificar que a lista de contatos está mais ou menos do jeito certo, remova os contatos importados do grupo de importação, deixando-os somente no grupo de “meus contatos”.

6. Remover a conta MobileMe do iPhone. Pode deixar os contatos no iPhone, não faz diferença pois eles serão apagados assim que você configurar o Gmail com Push para contatos.

7. Adicione sua conta do Gmail ao iPhone via Microsoft Exchange. Note que você deve marcar e ativar a opção de Sincronizar Contatos. Quando ativar esta opção, o sistema pergunta se você quer apagar os contatos do celular para sobreescrever com os do servidor. Pode escolher que sim pois todos seus contatos do Google vão ser migrados para o iPhone.

Com este guia vimos como migrar seus contatos do MobileMe para o Google de forma a mesclar os já existentes nos dois serviços. Em breve a Apple vai descontinuar o MobileMe e temos que ter uma alternativa segura para sincronizar os contatos do iPhone.