O Installous é um controverso aplicativo para iPhone, iPad e iPod touch com jailbreak que permite instalar aplicativos craqueados de forma fácil através de uma interface que parece a App Store da Apple.

Para instalar o Installous você precisa primeiramente fazer o jailbreak no seu iPhone ou iPad.

Veja como fazer o jailbreak do seu iPhone e iPad com iOS 5

Depois que fizer o jailbreak você terá no seu aparelho o aplicativo Cydia, que é a loja virtual alternativa a Apple Store. Com o Cydia você instala vários programas diferenciados como temas visuais, ringtones, alterações no sistema e muitas outras coisas que não seriam possíveis de fazer através da loja da Apple.

Este é o ícone do aplicativo Cydia num iPhone com jailbreak.

Depois que você conseguir fazer o jailbreak e instalar o Cydia, agora vamos instalar o Installous.

1. Abra o Cydia, espere atualizar e depois vá na opção “Manage”

2. Dentro da opção “Manage”, vá em “Sources”

3. Quando abrir a tela de “Sources”, vá em “Edit”, depois “Add”, e digite https://cydia.hackulo.us

4. Você terá que confirmar a nova “fonte” (source), na opção “Add anyway”. Então na tela de sources você verá o cydia.hackulo.us

5. Agora vamos instalar o Installous. No menu inferior do Cydia, ao lado direito de “Manage”, vá na opção “Search”. Digite “Installous” (sem as aspas) na caixa de pesquisa no topo da tela. Depois escolha a opção “Installous 4”.

6. Quando abrir a página do Installous, no canto direito superior tem um botão “Install” para começar a instalação. Na imagem a seguir aparece “Update” pois eu já havia instalado. Depois confirme na tela a seguir.

Se tudo der certo, você agora verá o ícone do Installous dentro do seu iPhone ou iPad.