Hoje criei uma nova pesquisa para o visitantes deste site sobre os ganhos do programa Google AdSense.

O Google AdSense para quem não sabe é um programa grátis para ganhar dinheiro de publicidade na internet, basicamente funciona assim:

1. Você cria um site na internet, pode ser desde um blog no Blogger até um hospedado num domínio próprio www.seusite.com

2. Faz o cadastro no site adsense.google.com, tem seu site aprovado e cadastra sua conta bancária pra receber os ganhos.

3. Dentro do Adsense cria espaços de publicidade. O Adsense oferece algus quadrados, retângulos e até links de publicidade.

4. Você copia o código javascript deste espaço de publicidade e coloca no seu site onde quer exibi-los, como os anúncios são dinâmicos o conteúdo deles será definido de acordo com o que estiver escrito na sua página. Se você criar uma página sobre esportes, os anúncios serão apresentados relacionados ao tema.

5. Quando alguém clicar você ganha dinheiro.

Acontece que de um tempo pra cá a minha renda tem diminuído bastante, eu acredito que existam alguns motivos:

1. Queda de visitas do site. Depois da mudança de algoritmo de pesquisa do Google, muitos sites foram afetados e a quantidade de visitas orgânicas caiu significativamente. Este site caiu de 15 mil para 4 mil visitas por dia, por exemplo.

2. Queda do dinheiro pago por anúncio pelos anunciantes. As empresas tem seus olhos voltados para as redes sociais como o Facebook e eu acredito que com o tempo se o Google não tomar providências, o tráfego vai pender para estas redes e os anunciantes já estão mudando seu foco para lá. Já existe uma previsão do Facebook ultrapassar a receita do Google com publicidade. Imagine que o Facebook não divide sua receita com os usuários e o Google sim.

Pesquisa Sobre Ganhos Médios do AdSense

Eu resolvi então perguntar aos visitantes se o que aconteceu comigo foi um fato isolado ou está também acontecendo com outras pessoas.

A pesquisa que está no momento sendo exibida faz a seguinte pergunta para as pessoas que têm sites na internet com receita gerada pelo AdSense:

[poll id=”4″ type=”result”]

Com o evento do AdSense na sua cidade programado para o dia 15 de março no Pestana Ria Atlantica Hotel, talvez eles ajudem a responder estas questões que são importantes para até o próprio futuro do Google que ganha bilhões em publicidade.