A empresa americana AT&T foi a primeira a comercializar os iPhones, e sempre os vendeu de forma bloqueada para funcionar com outros simcards (outras operadoras), isso por causa do contrato de 2 anos que faz o preço do iPhone ser de “apenas” $200 dólares.

Muita gente de fora dos EUA embalada pelo preço barato do iPhone da AT&T, dava um jeito de comprar o aparelho por lá e acabava por depender para sempre do jailbreak e desbloqueio não-oficial desenvolvidor por hackers e disponibilizado na internet.

Muita gente de má fé vendia o aparelho bloqueado nos EUA dizendo estar desbloqueado.

Muita gente desenvolveu um comércio de soluções de desbloqueio do iPhone, cobrando preços abusivos para clientes desavisados por soluções que sempre existiram grátis na internet.

Importante (24/4/2012): Saiu um método de desbloqueio via jailbreak para iPhone 4 e 4S


Parece que ninguém nunca se perguntou o que aconteceria depois dos 2 anos de contrato da AT&T com o iPhone, pois seguindo o contrato o aparelho teria que ser desbloqueado. Na verdade depois de 2 anos, todo mundo já quer o modelo novo e pouco interesse há pelo aparelho antigo. Porém em 2011 não tivemos um iPhone totalmente novo, apenas o 4S, uma versão mais potente do 4, e com isso existem muitas pessoas utilizando o excelente iPhone 4 que foi lançado em junho de 2010.

A AT&T então resolveu oficializar para seus clientes este desbloqueio para os iPhones que estão terminando o período do contrato de 2 anos.

Para os brasileiros interessados em desbloquear seus iPhone 4, a solução que eu conheço é ir numa loja AT&T pois a maioria das pessoas não tem uma conta nesta operadora para conseguir suporte via chat (bate-papo na internet). O cadastro no site da AT&T é aberto a todos porém somente aqueles que tiverem alguma conta com a operadora pode conseguir o suporte online.

Para tentar desbloquear seu iPhone numa loja nos EUA você precisa ter em mãos o número do seu IMEI que é o identificador do aparelho. Através deste número a AT&T vai rastrear o contrato, verificar se ele já terminou e então se você está elegível para o desbloqueio.

Leia também: Como fazer jailbreak do iPhone

Obtendo o IMEI do iPhone

Vá em Ajustes -> Geral -> Sobre e navegue até a seção do número IMEI

Clientes AT&T

Se você tem um amigo cliente da AT&T nos EUA pode pedir para que o desbloqueio seja feito através do site de suporte da operadora via chat.

Caso não seja cliente da AT&T você tem duas opções:

1. Tentar ligar para o número 1-800-331-0500 nos EUA. O Skype permite ligar grátis para esse número.

2. Ir numa loja da AT&T nos EUA levando seu iPhone.

Com o número do IMEI e a solicitação de desbloqueio a AT&T leva até 72 horas para terminar o processo. A AT&T ainda envia um email para você com as instruções de desbloqueio. Seu iPhone estará desbloqueado quando você conectar ele no iTunes para ativação.

Veja a lista dos melhores aplicativos do iPhone