Uma excelente notícia para aqueles que aguardam uma solução de desbloqueio para o iPhone. Um bug no sistema de ativação permite que o programa Subscriber Artificial Module (SAM) criado pelo hacker Sam Bingner desbloqueie qualquer iPhone em qualquer operadora e baseband.

Você precisa de um iPhone com jailbreak, mesmo que tethered (do modo que precisa dar boot com o computador), mas isso não será nenhum problema pra quem tem o iPhone bloqueado inútil em casa.

O jailbreak pode ser feito com o redsn0w para Windows ou Mac OS X. Não vou mostrar aqui como fazer o jailbreak mas você pode pesquisar aqui no site pois existem vários tutoriais a respeito. Depois posso até escrever um outro artigo demonstrado como usar a nova versão do redsn0w mas não tem muita diferença das demais.

Veja artigos sobre jailbreak.

Depois de fazer o jailbreak você deve seguir os passos abaixo para desbloquear seu iPhone:

1. Dentro do Cydia vá até a seção repositóries e edite para adicionar o endereço https://repo.bingner.com e instale o SAM

2. Com o SAM instalado deve haver agora um ícone SAMPrefs no seu iPhone. Entre no SAMPrefs para fazer os procedimentos abaixo.

3. Selecione a opção utilities e depois de-activate iphone. Você deve ler Unactivated na opção ActivationState.

4. A opção SAM deve estar ativada (enabled) e depois vá no método ‘By Country and Carrier’. Encontre a sua operadora nesta lista. Se houver mais de uma entrada para sua operadora talvez você tenha que usar a opção ‘SIM ID’.

5. Vá até a opção ‘more information’ e anote ou copie o número IMSI que está debaixo de ‘SAM Details’ antes de marcar a opção ‘Spoof Real SIM to SAM’. Volte no menu principal do SAM e mude o método para ‘manual’ e cole ou digite o número IMSI que você copiou.

6. Conecte seu iPhone no computador e abra o iTunes. Na tela do iTunes de Resumo do iPhone, clique duas vezes no número do telefone debaixo dos detalhes do dispositivo para ver o número ICCID que deve ser IGUAL ao encontrado no cartão SIM.

Se o número não bater, você deve refazer o processo desde a desativação dentro do SAM.

7. Feche o iTunes e desconecte o iPhone do computador.

8. Abra o SAM e o desative opção ‘Disable’. Você pode até desinstalar o SAM via cydia. Não importa.

9. Conecte o iPhone no computador e abra o iTunes. Você receberá uma mensagem de erro que seu iPhone não pode ser ativado, isso é normal, feche o iTunes e abra novamente.

10. Se tudo deu certo agora você deve ver as barras de sinal da antena no seu iPhone. Seu iPhone estará ativado.

11. Se as notificações PUSH não estiverem funcionando, abra o SAM e vá na opção ‘clear push’ e depois conecte no iTunes novamente.

O segredo agora é utilizar o novo redsn0w 0.9.10b8 para guardar as informações de ativação conseguidas por este método. Basta abrir o redsn0w que você fez o jailbreak e depois ir em Extras->Even More->Backup