Tenho um Macbook Pro de 13″ com uns dois anos de uso, com um hd com espaço de 300GB já quase lotado que precisava de uma atualização. Eu ja tinha colocado mais memória nele, antes com 4GB, coloquei dois pentes de 4GB totalizando 8GB. Agora precisei trocar o HD e comprei um modelo novo modelo do Seagate Momentus XT 750 GB 7200RPM SATA, que é um drive híbrido com performance de SSD e espaço de armazenamento de HD normal. Por $130 da Amazon foi uma pechincha.

Depois de escolher e comprar o novo disco, agora com ele em mão tinha que substituir o antigo.

Para transferir os dados do HD antigo para o novo, você precisa ter um acessório para poder ligar o novo HD na porta USB. Existem umas caixinhas que você conecta o HD e ela tem uma porta USB para conectar ao computador. É bem prático e não custa caro, no Dealextreme você compra $5 dólares entregue no Brasil. Depois que você passar os dados do HD antigo para o novo pode usar ele dentro de um adaptador desses para servir de disco externo.

Para transferir os dados você precisa de um programa chamado Carbon Copy Cloner, que acredito ainda ser grátis. Baixe e instale no seu Mac.

Usar o Carbon Copy Cloner é fácil, na janela da esquerda (source) você deve escolher tudo, e na direita (Target Disk) você escolhe o seu novo HD que está na porta USB do computador.

Clique em “Clone” para iniciar o processo que deve demorar umas horas dependendo do tamanho dos dados.

Depois que transferir agora você pode desligar o Macbook e trocar o HD pelo novo.

Abrir o Macbook e trocar o HD é bem fácil, existem vídeos no youtube mostrando como fazer. Basta uma chave philips pequena para abrir. O HD é de encaixe e sai sem problemas. Só cuidado pra não perder os parafusos que são bem pequenos.

Troque o HD e feche o Macbook. Basta ligar para conferir.