O navegador Google Chrome permite adicionar “extensões”, plugins com diversas funcionalidades interessantes ao seu funcionamento, como por exemplo de bloquear visualização de anúncios nas páginas, previsão do tempo, etc. Com o crescimento da popularidade do Google Chrome, cada vez mais usado na internet, muitos sites começaram a disponibilizar mais extensões for do site oficial do Google.

Preocupado com a segurança dos usuários, o Google proibiu que extensões fossem instaladas fora do seu site oficial Chrome Web Store, ainda deixou de aprovar algumas que comprometiam os seus sites, como por exemplo extensões que baixavam vídeos do Youtube.

Portanto quando você tenta adicionar uma extensão fora do Chrome Web Store, uma mensagem é mostrada: “Só é possível adicionar extensões, aplicativos e scripts de usuário a partir da Chrome Web Store”. Ou seja, o Google não permite que você faça mais isso.

A atitude do Google de preocupação com segurança é louvável mas não deixa de ser uma medida chata para os usuários que querem expandir as funções do seu navegador preferido.

Existe uma maneira de burlar esta proteção do Google e instalar as extensões não autorizadas.

Baixe o arquivo .crx da extensão que deseja instalar, como por exemplo da Chrome Youtube Downloader. É bem provável que ela esteja na sua pasta Downloads.

Agora no Google Chrome vá na área de Configurações e depois na de Extensões. Ou simplesmente abra o endereço chrome://chrome/extensions/

Arraste o arquivo .crx para onde estão as suas extensões. O Google Chrome deve perguntar se deseja instalar a extensão.

Basta confirmar para ter sua extensão ativa no Google Chrome, nem precisa fechar e abrir o navegador.

Não sei por quanto tempo esta dica vai funcionar mas testei na versão 22.0.1229.79 do meu Chrome com sucesso.