Outro dia via a propaganda na TV do site Buscape que faz uma pesquisa de preços de qualquer produto que você esteja comprando. Segundo o site você encontra lugares bem mais baratos para comprar um produto, mas o que ele não diz é que nem todas as lojas online que lista são seguras. Talvez não exista muita diferença de preços ao meu ver quando comparamos lojas do mesmo nível, até porque um produto tem um preço fixo ao sair da fábrica, e as lojas tem que colocar em cima sua margem de lucro e impostos.

Imagine que esteja comprando uma geladeira de 1000 reais da Brastemp. Aquela geladeira dificilmente vai custar menos de 1000 reais. Aí você faz a pesquisa no Buscapé e encontra umas lojas que nunca ouviu falar oferecendo o mesmo produto por 900 reais. Será que vale a pena arriscar a garantia de comprar seu produto com uma loja de nome para economizar 100 reais? Eu acho que não. Nos EUA você compara geralmente o preço de um produto numa loja de rua com a Amazon, não existe muita diferença de preço para um produto fora da época de promoções como o Black Friday. Existem “rebates” onde as lojas devolvem o desconto dado após a compra, mas sempre nas lojas mais populares de nome.

O que acontece no Brasil é que sempre tem um malandro disposto a ganhar em cima, pois sabe que o crime compensa, até pelo exemplo de nossa classe política que nada mais é do que um espelho da população. Criminosos criaram diversos sites de compras online com preços excelentes bem abaixo da concorrência. Muita gente comprou nessas lojas e se deu muito mal pois pagou via o tal boleto (que deveria ser proibido na minha opinião) e nunca viu seu produto ou seu dinheiro de volta.

A minha dica é sempre comprar de sites confiáveis. Se a loja é nova, faça uma busca no Google pelo seu nome, geralmente tem alguém que já comprou nela e se teve problema escreve algo em algum site de reclamações.

  1. Comprar em sites confiáveis, lojas com reputação com nome e tempo no mercado
  2. Pague de preferência com cartão de crédito pois assim é possível rastrear o dinheiro
  3. Verificar o nome da loja no Google para possíveis reclamações como no site ReclameAqui
  4. Verificar se a loja possui telefone de contato, se este funciona (ligando para a loja mesmo)
  5. Verificar se a loja tem endereço e CNPJ, coloque o endereço no Google para ver se é real

O Procon-SP divulgou uma lista com 200 lojas online com má reputação no mercado e que devem ser evitadas pelos consumidores.

Veja a Lista de Sites de Compras a Serem Evitados Pelo Consumidor Procon-SP